Entenda a polêmica envolvendo Betty Faria e o Bolsa Família
Veja o que disse a veterana atriz sobre o Bolsa Família, e entenda como a sua declaração causou polêmica nas redes sociaisFamosa por interpretar diversos papéis de destaque em sua carreira, a atriz Betty Faria virou manchete esta semana por algo que está além do seu talento. A artista causou polêmica ao falar sobre os pagamentos do programa Bolsa Família do governo federal.
O que disse a atriz sobre o Bolsa Família
No último dia 7 de dezembro, a atriz compartilhou um vídeo de um assalto no bairro de Copacabana no Rio de Janeiro. Até aí, nada de anormal. O problema foi o comentário feito pela artista, que acabou causando revolta em muita gente.
“São os filhos do Bolsa Família que não fez controle de natalidade”, escreveu ela, em uma postagem da rede social X, o antigo Twitter.
A repercussão
Rapidamente, a declaração gerou repercussão entre os usuários, e acabou chegando até mesmo no ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), que é o responsável pelos pagamentos do Bolsa Família.
“As declarações da atriz Betty Farias atribuindo a onda de assaltos no Rio de Janeiro aos filhos do Bolsa Família é mais um exemplo de como o preconceito e a falta de informação distancia o Brasil das elites do Brasil profundo.”
Pedido de desculpas
Depois de toda a repercussão, a atriz Betty Faria decidiu se pronunciar. A artista pediu desculpas pela sua declaração e disse que se arrepende de ter usado aquelas palavras.
“Recentemente, em um momento de profunda tristeza e indignação diante da violência que nós, moradores do Rio de Janeiro, enfrentamos, fiz um comentário que, reconheço agora, foi insensível e impróprio”, iniciou.
“Eu estava com ódio das violências cometidas e não escrevi que o país precisa de escolas tempo integral para eles não irem para o crime. Realmente foi muito errada a minha declaração e deu chance para o ódio latente”, disse a atriz.
“Vocês que me acompanham sabem da minha trajetória e dos valores que sempre defendi. Meu compromisso com a verdade, a justiça e o bem-estar de nossa comunidade sempre pautou meu trabalho e minha vida pública”, completou Betty Faria.
Bolsa Família
Com polêmica ou não, o fato é que os filhos do Bolsa Família seguem recebendo o benefício nesta semana. O governo federal retomou as liberações de dezembro na última segunda-feira (11). Quem tem o Número de Identificação Social (NIS) final 3 já pode movimentar o saldo desde as primeiras horas da manhã.
Os demais grupos recebem o saldo a partir desta quinta-feira (14). Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos para este mês de dezembro:
- Usuários com NIS final 1: 11 de dezembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 12 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 13 de dezembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 14 de dezembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 15 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 18 de de dezembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 19 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 20 de dezembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 21 de dezembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 22 de dezembro (sexta-feira).