Governo considera incluir repatriados no CadÚnico e programas sociais
No último domingo (6), o primeiro grupo de repatriados do Líbano desembarcou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 10h25O governo federal está considerando inserir os brasileiros repatriados do Líbano em programas sociais, como o Cadastro Único (CadÚnico) e o Bolsa Família. A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto em nota emitida no domingo, dia 6.
A nota diz que “O Ministério do Desenvolvimento Social escalou um time de assistentes sociais para casos em que a família não tenha mais vínculos definidos no Brasil.”
E continuou: “Se for necessário, a pasta atua numa política de abrigamento e avalia situações de vulnerabilidade para agilizar acesso ao Cadastro Único e a programas como o Bolsa Família”
No último domingo (6), o primeiro grupo de repatriados do Líbano desembarcou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 10h25, horário de Brasília. O grupo era composto por 228 pessoas, além de três animais de estimação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e suas equipes ministeriais receberam os passageiros que chegaram. O avião partiu do Líbano no sábado passado, no dia 5, e fez uma breve parada em Portugal para uma manutenção técnica antes de prosseguir para o Brasil, chegando no domingo, dia 6.
Chegada dos brasileiros repatriados ao Brasil
Os integrantes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde foram enviados pelo governo federal para oferecer atendimentos emergenciais e atualizar a caderneta de vacinação dos passageiros no local. Os profissionais foram agrupados em equipes compostas por homens e mulheres que falam português, árabe ou francês.
Funcionários da Polícia Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Receita Federal foram designados para ajudar no processo de imigração dessas pessoas.
O governo federal enviou à Base Aérea de São Paulo um grupo de 35 profissionais de diferentes ministérios para atender às necessidades dos passageiros, incluindo os da Justiça e Segurança Pública, Saúde, Direitos Humanos, Relações Exteriores e Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.