Governo prepara alteração no sistema do Cadúnico; veja o que muda
Governo federal anunciou uma série de mudanças no sistema do Cadúnico. Veja quem poderá ser beneficiado ou prejudicado com as puniçõesCertamente você já ouviu falar no Cadúnico. Trata-se de um cadastro do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. É a partir dessa lista, que o governo pode escolher as pessoas que recebem benefícios sociais como Bolsa Família, e o Auxílio-gás nacional, por exemplo.
Em breve, o Cadúnico poderá passar por uma grande alteração em sua base de dados. A informação foi confirmada nessa semana por membros do Ministério do Desenvolvimento Social, Família Combate à Fome. Usuários precisam ficar atentos ao sistema que será implementado.
Ainda tomando como base as informações dos membros do ministério, a ideia de alterar as regras do Cadúnico teria potencial para melhorar a qualidade das informações do cadastro, e ainda fazer com que os benefícios cheguem de fato a quem mais precisa. As alterações começariam a acontecer a partir da segunda quinzena de março de 2025.
O que vai mudar no Cadúnico
Mas o que vai mudar de fato? Segundo o governo federal o plano é aplicar alterações no Cadúnico para que a lista deixe de permitir a entrada de pessoas que não têm direito em programas sociais. A avaliação é de que hoje existem muitas brechas nesse sentido.
A mudança será feita de forma única em todos os mais de 5 mil municípios ao mesmo tempo. Portanto, trata-se de uma alteração diferente da que foi feita em 2010 de forma escalonada, e que levou quatro anos para ser concluída.
Interligação
A mudança deverá deixar o Cadúnico mas interligado com outras bases de dados de informação. Hoje, é como se as diferentes informações sobre um determinado usuário estivessem armazenadas em computadores diferentes.
Ao realizar um pente-fino, por exemplo, o governo precisa ir de computador em computador para identificar se há algum erro na conta daquele cidadão. Com a mudança, a ideia é que todas as informações permaneçam juntas em um mesmo computador.
Assim, seria possível identificar de maneira imediata quem são as pessoas que realmente podem receber determinado benefício social . Como dito, o Cadúnico serve como base para uma série de programas sociais como o Bolsa Família, e o Auxílio-gás nacional, por exemplo.
“Nós vamos ter um Cadastro Único em comunicação online direta com a base de óbitos, com a base de emprego, com a base de benefícios previdenciários. Vai ser tudo online. É uma medida de qualificação estrutural”, disse a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS , Letícia Bartholo.