Governo vai incluir mais 20 mil no Bolsa Família. Veja quem será contemplado

De última hora, governo federal decidiu inserir mais pessoas ao grupo de beneficiários do Bolsa Família, que tem pagamentos retomados nesta semana
- Anúncio -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar nesta quarta-feira (15) uma série de novas medidas de socorro ao estado do Rio Grande do Sul. E entre as medidas, se espera, por exemplo, mudanças no sistema de pagamentos do Bolsa Família.

O maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 21 milhões de pessoas atualmente. A ideia geral é aplicar mudanças no sistema de liberação para atender os cidadãos que estão passando por dificuldades no estado do Rio Grande do Sul.

Inclusão de beneficiários no Bolsa Família

Destaques sobre *** por e-mail

Um dos pontos que devem ser anunciados hoje é a inclusão de mais 20 mil pessoas ao sistema de pagamentos do programa social. O número de novos atendidos, no entanto, pode subir na medida em que novas famílias sejam reconhecidas.

“Quem são as pessoas que entraram em vulnerabilidade preenchendo o requisito do Bolsa Família? Pessoas que nunca estiveram no Cadastro Único, pessoas que nunca estiveram no Bolsa Família, viviam de um emprego, viviam de um pequeno negócio e agora a chuva levou”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

- Anúncio -

“Nós estamos trabalhando e o objetivo dessa busca ativa é já esta semana apresentar a primeira folha de pagamento especial, uma folha extra, com estas pessoas que estão ali vulneráveis”, seguiu o ministro.

“E o presidente quer que a gente não demore, que possa atender colocando num pagamento extra”, completou o Wellington Dias, que estará ao lado de Lula no momento dos anúncios nesta quarta-feira (15).

Documentos

Um dos pontos que mais gera preocupação entre as pessoas que perderam tudo, é que elas também perderam os documentos. Sobre este ponto, no entanto, o ministro garante que não haverá nenhum tipo de problema.

- Anúncio -

“Muita gente perdeu o documento. É verdade. Mas eu já fiz um regramento aqui de que aceitamos a declaração lá da equipe da área social. Então, não é problema perder a identidade, CPF, depois a gente cuida do documento”, afirmou Wellington Dias. 

Além do Bolsa Família

Também nesta quarta-feira (15), o presidente Lula deverá anunciar a criação de um voucher no valor de R$ 5,1 mil. Este saldo poderá ser pago para cerca de 100 mil famílias que foram atingidas pela tragédia do Rio Grande do Sul.

A ideia é realizar este pagamento todo de uma só vez. Os beneficiários poderão usar o dinheiro da maneira que acharem necessário. Espera-se que o saldo ajude as pessoas na compra de itens para reconstruir as suas casas.

- Anúncio -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis