Meu Bolsa Família foi cortado? Veja como checar informação

Bolsa Família voltou a ser pago nesta quinta-feira (18). Mas alguns usuários suspeitam que podem ter sido excluídos do programa
- Anúncio -

O governo federal retomou nessa semana os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 20 milhões de pessoas de todas as regiões do Brasil, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

O fato, no entanto, é que alguns usuários do programa social temem uma exclusão do projeto. Esse temor não acontece sem sentido. Ainda na última semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) anunciou que o governo federal deverá cortar R$ 25 bilhões em programas sociais e previdenciários, entre eles, o Bolsa Família.

Cortes já estão acontecendo?

Destaques sobre *** por e-mail

Contudo, o fato é que o corte anunciado por Fernando Haddad ainda na última semana ainda não está acontecendo no Bolsa Família nesse mês de julho. De acordo com as informações oficiais, o plano é iniciar essas revisões apenas a partir do próximo mês de novembro.

De todo modo, nada impede que um cidadão deixe de receber o Bolsa Família nesse mês de julho. Caso o governo federal entenda que ele não atende mais as regras dentro do benefício, ele pode ser retirado do programa social. Mas como saber se você for excluído, ou não?

- Anúncio -

Conferindo a sua situação no Bolsa Família

Ao contrário do que muita gente imagina, você não precisa se dirigir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), para saber se você foi excluído ou não do Bolsa Família.

Essa verificação pode ser feita de maneira remota através do app do Bolsa Família. Basta entrar em seu login para entender se seus pagamentos de julho estão confirmados, ou se eles foram bloqueados, cancelados ou suspensos por alguma razão.

Caso a suspensão, bloqueio ou cancelamento tenha sido realizado, o próprio aplicativo do Bolsa Família vai informar o motivo dessa exclusão. O sistema também vai explicar o que o cidadão precisa fazer para voltar a receber o benefício.

- Anúncio -

Bolsa Família de julho

Nesse mês de julho, os pagamentos do Bolsa Família foram retomados na quinta-feira (18). Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo: 

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na quinta-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na sexta-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na segunda-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na terça-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na quarta-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na quinta-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na sexta-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na segunda-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na terça-feira (30);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na quarta-feira (31).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis