Ministro promete zerar fila do Bolsa Família até dezembro

Em entrevista, Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT) disse que vai conseguir zerar a fila de espera do Bolsa Família até o mês de dezembro
- Anúncio -

O Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) disse em entrevista nesta segunda-feira (19) que vai conseguir zerar a fila de espera para o Bolsa Família. Nas projeções dele, a ideia é acabar com a lista de espera até o próximo mês de dezembro deste ano.

Uma fila de espera se forma quando o número de pessoas aptas ao recebimento de um determinado benefício é maior do que o número de vagas disponibilizadas pelo Governo. Na prática, este fenômeno faz com que vários cidadãos que cumprem todas as regras de entrada, acabem por não conseguir receber o saldo.

“Nós chegamos a ter até 3,5 milhões nessa fase do último governo na fila. Tinha zerado, e nós vamos zerar de novo. A ordem do presidente é até dezembro a gente zerar”, declarou o Ministro Wellington Dias em entrevista ao Portal Metrópoles nesta segunda-feira (19).

“De um lado, tem de atualizar o cadastro para ser eficiente, porque, quando eu tenho 1 milhão de beneficiários ilegais, estou falando de R$ 8,4 bilhões desperdiçados, pagos ilegalmente”, completou o chefe da pasta do Desenvolvimento Social, que responde pelos pagamentos do Bolsa Família.

A fila de espera

Dados mais recentes divulgados pelo jornal Folha de São Paulo e obtidos via Lei de Acesso à Informação dão conta de que cerca de 438 mil famílias estavam na chamada fila de espera em maio. São pessoas que cumprem todas as regras de entrada, mas que não podem receber.

Este cenário contraria as expectativas do Governo Federal, que vinha garantindo que poderia manter a fila de espera para o Bolsa Família zerada até o final deste ano, pelo menos. Vale lembrar que ainda no final do ano passado, o Congresso Nacional aprovou a chamada PEC da Transição, que liberou bilhões justamente para este fim.

O Bolsa Família em junho

Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social apontam que pouco mais de 21 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Bolsa Família neste mês de junho. Os pagamentos, aliás, foram iniciados nesta segunda-feira (19).

Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 19 de junho (segunda);
  • Usuários com NIS final 2: 20 de junho (terça);
  • Usuários com NIS final 3: 21 de junho (quarta);
  • Usuários com NIS final 4: 22 de junho (quinta);
  • Usuários com NIS final 5: 23 de junho (sexta);
  • Usuários com NIS final 6: 26 de junho (segunda);
  • Usuários com NIS final 7: 27 de junho (terça); 
  • Usuários com NIS final 8: 28 de junho (quarta);
  • Usuários com NIS final 9: 29 de junho (quinta); 
  • Usuários com NIS final 0: 30 de junho (sexta).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis