Notícia triste: Bolsa Família pode ser cortado para ESSAS pessoas!!
Programa está passando por uma verificação e milhões serão canceladosA Averiguação Cadastral do Bolsa Família continua neste mês de abril e deve focar em famílias que se declararam unipessoais durante o Cadastro Único. Ou seja, pessoas que disseram ter uma renda mensal baixa e ainda afirmaram que moram sozinhas.
Portanto, se o governo constatar que os cadastros unipessoais são de pessoas que moram com suas respectivas famílias os seus repasses serão descontinuados.
Os auxílios irregulares já vão começar a ter bloqueio a partir deste mês e os cancelamentos dos benefícios, se a situação não ficar regular ocorrem a partir do mês de julho. Atualmente, 4,9 milhões de pessoas inscritas como unipessoais recebem os repasses de pelo menos R$ 600 do Bolsa Família.
Segundo informações do governo, a finalidade da averiguação não é reduzir a quantidade de beneficiários, mas garantir que os recursos sejam destinados para quem realmente atende aos critérios. Dessa forma, possibilitando a inclusão de outras famílias.
Situação Cadastral
Os bloqueios de benefícios irregulares começaram com a Averiguação Cadastral de Renda a partir do dia 20 de março.
Essa ação realizou uma busca para encontrar famílias que apresentam divergências entre os dados referentes a quanto ganha a família, que foram informados no Cadastro Único, e os rendimentos da família encontrados em outras bases de dados.
Para ter acesso ao programa é necessário cumprir as regras do benefício, o que inclui os limites de renda. Em março, quase 1,2 milhão de famílias estavam fora dos limites de renda próprios do Bolsa Família.
É importante lembrar que o Cadastro Único não dá acesso apenas ao Bolsa Família, como também aos demais benefícios sociais do governo. Entre eles,o Auxílio Gás por exemplo, desde que a família atenda aos critérios para receber outros benefícios além do principal programa de transferência de renda.
Cadastro Único
Para não ser excluído do programa é muito importante estar em dia com o Cadúnico. A atualização do CadÚnico costuma acontecer ao longo de todo o ano, pois as regras dos programas sociais definem que os beneficiários precisam atualizar seus dados a cada 24 meses ou sempre que necessário. P
or exemplo, mudança de endereço, mortes ou nascimentos na família, entre outros.
No entanto, além deste grupo de beneficiários, também haverá convocação para esta atualização aqueles que apresentarem suspeitas de irregularidades.
Estes beneficiários precisarão reunir os documentos de renda e de identificação de todos que moram na mesma casa, ainda que não sejam parentes. Em seguida, levar até o CRAS ou a área da prefeitura responsável pelo Bolsa Família.
Será necessário também apresentar um comprovante de residência atualizado, atestado de frequência das crianças da família, caso houver, e a carteira de vacinação dos menores, que deverá estar com todas as doses em dia.