Novas regras do Bolsa Família; fique atento para não perder benefício

Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá seguir com os pagamentos do Bolsa Família. Mas cidadão precisa estar atento às regras de permanência
- Anúncio -

Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar os pagamentos do Bolsa Família. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, o saldo será  liberado já a partir do próximo dia 19. 

Mas antes do início dos pagamentos, o cidadão precisa prestar atenção às regras de permanência do programa social. Antes de mais nada, é preciso lembrar que para entrar no Bolsa Família o cidadão precisa:

  •  ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
  •  ter uma renda per capita de até R$ 218

Nova regra do Bolsa Família

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o cidadão que já faz parte do Bolsa Família não pode relaxar. Ele precisa lembrar que a sua inscrição no Cadúnico precisa ser atualizada sempre que seja exigido.

Em regra geral, o cidadão pode atualizar a sua conta no Cadúnico ao menos uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família, como uma morte, um nascimento, ou uma mudança de endereço, por exemplo.

A avaliação dentro do governo federal é de que muitas pessoas que fazem parte do Bolsa Família ainda não conhecem essa regra. Por isso, há uma campanha em vários municípios do país para que as pessoas saibam dessa atualização.

Quem não sabe que precisa atualizar o Cadúnico normalmente fica com o cadastro desatualizado. Isso pode se tornar um grande problema porque esse é o principal motivo de cancelamentos bloqueios e suspensões do Bolsa Família atualmente.

Como atualizar o Cadúnico

Para saber se o seu Cadúnico está atualizado, a dica é procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Mas essa consulta também pode ser feita de maneira remota, através do app oficial do Meu Cadúnico.

Caso o seu Cadúnico esteja desatualizado por tempo, ou seja, quando você não atualiza o cadastro há mais de dois anos, essa atualização pode ser feita de maneira remota através do app do Meu Cadúnico.

Se o seu cadastro está desatualizado por causa de alguma informação dados das escolas dos filhos, ou até mesmo uma mudança da família, essa informação precisa ser atualizada de maneira presencial em local indicado pela prefeitura

O Cadúnico é a porta de entrada para boa parte dos benefícios sociais e previdenciários do país.

Projetos como Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Minha Casa Minha Vida utilizam esse cadastro para selecionar os seus beneficiários, segundo informações do governo federal. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis