Reforma Tributária: usuários do Bolsa Família poderão usar cashback

Informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Social, pasta que comanda os pagamentos de programas como o Bolsa Família

Usuários que fazem parte do programa Bolsa Família terão direito ao cashback formatado na nova Reforma Tributária. A informação foi confirmada ainda no final da última semana, pelo ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT).

De acordo com Dias, a ideia é que todos os usuários do Bolsa Família recebam o cashback de impostos de forma automática dentro do cartão do programa social. Os beneficiários, portanto, não teriam que realizar nenhum tipo de solicitação.

“O ministério tem condições técnicas para ser base para um programa como esse. Eu considero um potente incentivo à justiça social. Com base no Cadastro Único, você chega aos mais pobres e devolve, do valor que eles pagam, uma parcela importante do tributo”, disse o ministro.

“Temos uma injustiça no sistema tributário, lá atrás a gente já verificava que pessoas que ganhavam até dois salários mínimos pagavam até de tributo em média 42% e os mais ricos em média 12%. Esse modelo do cashback vai ser muito importante“, completou ele.

O que é o cashback da Reforma Tributária?

Destaques sobre *** por e-mail

O cashback é um sistema de devolução de impostos para a população. O cidadão paga o valor de algum produto com a taxação, mas logo depois da compra ele pode receber uma parte do imposto que foi pago em sua conta.

Nem todo mundo vai poder receber o dinheiro via sistema de cashback. Embora a Reforma ainda não delimite o público alvo, as sinalizações apontam que a ideia é atender as pessoas mais pobres.

Bolsa Família é maior programa social do Brasil

A Caixa Econômica Federal concluiu na última quinta-feira (30) os pagamentos de novembro do Bolsa Família. De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, todos os mais de 21 milhões de usuários já estão com o dinheiro na conta.

O Bolsa Família já tem data para ser retomado. Ainda tomando como base as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, as liberações retornam no próximo dia 11. Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 11 de dezembro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 12 de dezembro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 13 de dezembro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 14 de dezembro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 15 de dezembro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 18 de de dezembro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 19 de dezembro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 20 de dezembro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 21 de dezembro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 22 de dezembro (sexta-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis