Reviravolta: governo retira Bolsa Família de políticos eleitos em 2024

Dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social indicam que milhares de políticos eleitos perderam o direito de receber o Bolsa Família. Entenda o motivo
- Anúncio -

Mais de 1,1 mil famílias brasileiras perderam o direito de receber o Bolsa Família nesse ano de 2025 por um motivo inusitado: Elas têm, entre seus integrantes, algum candidato que foi eleito nas eleições municipais de 2024.

Por decisão do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, todas as famílias que tiveram candidatos eleitos em 2024 perderam automaticamente o direito de receber benefícios como o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional.

A medida, no entanto, não é definitiva, e deve durar apenas enquanto o mandato do familiar estiver em vigor. Todas as famílias que estão nessa situação já foram notificadas sobre o cancelamento.

Ao todo, o Ministério cancelou o Bolsa Família de sete prefeitos, 19 vice-prefeitos e mais de 1 mil novos vereadores. Todos eles já tomaram posse de seus cargos no último dia 1º de janeiro. 

A mesma portaria do Ministério do Desenvolvimento Social indica que pessoas inscritas no Cadúnico do governo federal que tenham algum integrante eleito no ano passado não poderão solicitar o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional.

O que diz o governo

“Seguindo as regras previstas para acesso ao programa de transferência de renda do Governo Federal, o primeiro pagamento de 2025 do Bolsa Família, que tem início na próxima segunda-feira (20), retirou da lista de contemplados 1.199 candidatos eleitos nas eleições municipais de 2024.”

“A partir de estudos e cruzamentos de dados, são identificadas ocorrências e adotadas ações de tratamento, na perspectiva de interromper o pagamento de benefícios e impedir a entrada das famílias no Programa, quando estas ainda não são beneficiárias.”

“Vale destacar que a medida visa aprimorar a destinação dos recursos e assegurar a focalização do Programa, e não gerar economia, uma vez que os benefícios devem ser pagos a todos que atendam aos critérios de elegibilidade”, informou o MDS.

Quem pode receber o Bolsa Família

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país. Mais de 20 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do benefício neste momento. Mas para ter direito ao programa é preciso seguir uma série de regras.

Em 2025, para fazer parte do Bolsa Família é preciso:

  • ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
  • ter uma renda per capita de até R$ 218.

Em regra geral, não há nada que impeça um cidadão de trabalhar e receber o Bolsa Família ao mesmo tempo, desde que ele não ultrapasse a renda per capita máxima estabelecida pelo Governo Federal. 

No caso dos candidatos eleitos, a portaria do Ministério não leva em consideração a nova renda per capita. Caso o cidadão tenha vencido a eleição e assumido o seu posto no cargo público, não poderá seguir recebendo o benefício social.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis