SUMIU? Usuários do Bolsa Família relatam sumiço de saldo do Caixa Tem

Centenas de usuários do Bolsa Família estão relatando que o dinheiro pago em agosto estaria sumindo do Caixa Tem

Imagine a seguinte situação: você recebe o dinheiro do Bolsa Família, e alguns minutos depois do recebimento, o sistema do Caixa Tem encaminha essa quantia para uma segunda pessoa, que você não conhece. Acredite, várias pessoas estão passando por essa situação.

De acordo com relatos de usuários, centenas de usuários do programa Bolsa Família estão procurando delegacias ao redor do país para constatar o erro. Em todos os casos, as vítimas afirmam que o dinheiro está sendo realocado do Caixa Tem para a conta de outras pessoas, sem nenhum tipo de permissão do usuário.

As vítimas afirmam que o dinheiro está sendo realocado para pessoas que elas nunca viram na vida. Um fato curioso é que embora o modus operante do golpe seja basicamente o mesmo, os relatos indicam que o nome do destinatário costuma variar a depender do usuário.

Outra curiosidade sobre esse golpe é que apenas uma parte do dinheiro está sendo enviada para essa segunda pessoa. Na grande maioria dos casos, os criminosos estão deixando na conta do usuário do Bolsa Família apenas algum resquício do que foi recebido nesse mês de agosto.

Caixa se pronuncia sobre sumiço do Bolsa Família

Destaques sobre *** por e-mail

Boa parte desses casos estão acontecendo no Nordeste. No Recife, por exemplo, foram registrados mais de 100 casos na capital pernambucana, e em Jaboatão dos Guararapes, que fica localizada na região metropolitana. Também existem casos registrados na cidade de Maceió, em Alagoas.

Diante dessa profusão de denúncias semelhantes, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pasta responsável pelos pagamentos do Bolsa Família, decidiu se pronunciar.

O órgão lançou um alerta afirmando que as pessoas não podem clicar em links que são enviados pelo celular. De acordo com a pasta, esses cliques podem ser fatais, já que criminosos poderão ter acesso aos dados bancários das vítimas.

“Neste caso, permitindo o acesso às contas bancárias onde as famílias recebem seus benefícios do Bolsa Família, comumente acessado pelo aplicativo Caixa Tem, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo Programa”, diz o Ministério. 

O que fazer se foi vítima de golpe

A Caixa Econômica Federal afirma que as pessoas que já foram vítimas do golpe, ou seja, que já tiveram dinheiro realocado para uma conta desconhecida, precisam informar essa condição em uma agência da Caixa Econômica Federal, ou através do app do Caixa Tem.  

É preciso realizar uma contestação dessa transferência para que o governo federal entenda que você também foi vítima do golpe. Para além disso, também é recomendável que o cidadão realize um Boletim de Ocorrência em uma delegacia mais próxima do seu endereço.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis