Arapiraca convoca cidadãos para mutirão do Cadúnico
Segundo Prefeitura de Arapiraca, procura pelo processo de atualização do Cadúnico está mais baixa do que o normal neste ano. Veja detalhesA Prefeitura da cidade de Arapiraca, em Alagoas, está convocando usuários de benefícios sociais para a atualização do sistema do Cadúnico. De acordo com informações da gestão municipal, a procura pelo procedimento está mais baixa do que o normal, e há uma preocupação sobre o futuro das inscrições em programas sociais.
Segundo a prefeitura, desta vez o mutirão está sendo feito para atender as pessoas que não realizam a atualização cadastral no Cadúnico desde janeiro, fevereiro ou março de 2021. Qualquer cidadão conde conferir qual foi a data da sua última atualização no sistema do app do Meu Cadúnico.
Oficialmente, o cidadão que faz parte deste sistema precisa atualizar o Cadúnico ao menos uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança na estrutura da família. Uma morte, um nascimento, uma mudança de emprego ou mesmo de endereço são exemplos de informações que precisam ser atualizadas.
No caso específico de Arapiraca, a Prefeitura afirma que os atrasados na atualização precisam procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Existem várias unidades espalhadas pela cidade. Basta escolher a mais próxima para efetuar o agendamento.
Logo depois deste processo inicial, o cidadão ainda vai precisar se dirigir até a sede oficial do Cadastro Único, que fica localizado na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade. O horário de atendimento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, apenas nos dias considerados úteis.
Por que atualização do Cadúnico é importante
O ato de atualizar os dados do Cadúnico é importante porque as informações que são contidas nesta lista são usadas pelo Governo Federal para decidir quem pode e quem não pode receber alguns benefícios sociais.
A Prefeitura de Arapiraca, aliás, fez uma lista com alguns benefícios sociais que usam o Cadúnico como base para as seleções. Veja abaixo:
- Programa Bolsa Família;
- Isenção de taxas em concursos federais;
- Isenção de taxas em concursos públicos distritais;
- Fomento às atividades produtivas rurais;
- Tarifa social de energia elétrica;
- Tarifa social de água;
- Programas habitacionais;
- Carteira da pessoa idosa;
- Carta social; e
- Programa Leite das Crianças.
Exclusões
É importante lembrar que o Governo Federal está realizando uma espécie de pente-fino nas contas do Cadúnico. O objetivo é justamente encontrar casos de cidadãos que estão recebendo o benefícios social de maneira irregular.
Segundo o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) cerca de 1,4 milhão de pessoas perderão o direito de receber o Bolsa Família por problemas nestas informações neste mês de março.