Atualização do CadÚnico por visitas domiciliares

Desde janeiro deste ano, o MDS alertou a população brasileira sobre as ações de qualificação do Cadastro Único
- Anúncio -

Agentes da assistência social vinculados ao CRAS comparecerão até a residência dos inscritos no Bolsa Família, conforme confirmado pelo MDS. O objetivo é realizar a atualização de dados pessoalmente.

Desde janeiro deste ano, o MDS alertou a população brasileira sobre as ações de qualificação do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que estão sendo realizadas por meio de visitas domiciliares.

O beneficiário do Bolsa Família não precisa hospedar o assistente social em sua casa, oferecer-lhe café ou almoço. Se optar por não responder às perguntas do profissional, mesmo que seja na porta de casa, é possível que ocorra o bloqueio do benefício.

A visita dos funcionários do CRAS tem o objetivo de atualizar as informações no Cadastro Único, mas não para avaliar as condições da sua casa. Para isso é crucial acolhê-los. Não são todos os inscritos no Bolsa Família que receberão visita do CRAS.

Apenas alguns serão selecionados para esta ação. De acordo com uma norma divulgada para o Cadastro Único, é estabelecido que cada município deve realizar no mínimo 20% dos cadastros nos domicílios das famílias.

Esse processo é denominado busca ativa e deve ser priorizado para as famílias que possuem informações desatualizadas no Cadastro Único e as que preenchem os requisitos para receber o Bolsa Família, mas não estão registradas no Cadastro Único.

Durante a visita do assistente social do CRAS, o inscrito no Bolsa Família será questionado sobre diversos aspectos, como:

os membros da família, a localização da residência, a renda familiar, os gastos mensais, a origem da renda, a frequência escolar das crianças e jovens, a realização do pré-natal pelas gestantes e a realização da perícia médica pela pessoa com deficiência beneficiária do BPC.

Com base nessas informações, o sistema do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) pode verificar se o grupo ainda cumpre os critérios necessários para manter o benefício social.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis