Auxílio-gás: divulgados os critérios para receber benefício em junho
Auxílio-gás nacional deve atender mais de 5 milhões de pessoas de todas as regiões do país. Veja os critérios de seleçãoDentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar os pagamentos do Auxílio-gás nacional. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o saldo será liberado a partir do próximo dia 17 para mais de 5 milhões de pessoas.
Mas de quais pessoas estamos falando? Neste artigo, vamos indicar quais são os critérios de seleção que foram definidos pelo governo federal para os pagamentos do Auxílio-gás nacional neste mês de junho. Assim, você poderá entender se estará entre os atendidos.
Os critérios do Auxílio-gás
Para ter direito ao Auxílio-gás nacional em junho, o cidadão precisa cumprir as seguintes regras:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O BPC é um benefício de caráter previdenciário que atende pessoas que têm mais de 65 anos de idade, além de cidadãos que possuem algum nível de deficiência física/ou intelectual que os impeça de trabalhar neste momento.
Pagamento é garantido?
Para as pessoas que se encaixam em todas as regras acima, é natural imaginar que os pagamentos do Auxílio-gás nacional já estão garantidos, mas isso não é verdade. Para além de cumprir todas as regras acima, é preciso esperar até que o Ministério do Desenvolvimento Social selecione o seu nome.
A cada dois meses, o Ministério atualiza a sua folha de pagamentos do Auxílio-gás, e novas pessoas podem ser selecionadas. Mas o ritmo desta seleção depende necessariamente do espaço orçamentário existente no momento da seleção.
Para saber se você está entre os selecionados, a dica é consultar as informações do app do Bolsa Família. Por este sistema, o cidadão vai conseguir entender se foi selecionado para este mês de junho, ou não.
Calendário do Auxílio-gás nacional
Como dito, os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados no próximo dia 17 de junho. Mas para saber o dia exato da sua liberação, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (17);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (18);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (20);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (24);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (25);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (27);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (28).