Bolsa Família: governo admite falha em acompanhamento escolar

Governo Federal admite que não está conseguindo acompanhar a frequência escolar de boa parte dos alunos de famílias que recebem o Bolsa Família
- Anúncio -

Um em cada quatro crianças que fazem parte do Bolsa Família não têm acompanhamento de frequência escolar pelo governo federal. Na prática, isso significa que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome não tem ideia se 25% dos alunos que fazem parte do programa estão cumprindo esta regra.

Hoje, estima-se que cerca de 19,2 milhões de pessoas deveriam ter a frequência escolar acompanhada pelo Ministério. Contudo, cerca de 5,2 milhões destas não estão sendo monitoradas. Vale lembrar que a presença nas escolas é uma das principais condicionantes para o recebimento do benefício social.

Abaixo, você pode entender quais são as regras de frequência escolar que são exigidas pelo governo federal aos usuários que fazem parte do Bolsa Família:

  • Frequência escolar mínima de 60% para as crianças de quatro a cinco anos; e
  • Frequência escolar mínima de 75% para os beneficiários de seis a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica.

O que diz o Governo

O governo federal enviou uma nota ao portal G1 para explicar o motivo desta falta de análise. Segundo a pasta, o problema realmente existe, mas teria sido causado pelas medidas que foram tomadas durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sobretudo no decorrer do ano passado.

Para o Ministério do Desenvolvimento Social, o acompanhamento da frequência dos estudantes precisa ser feito por meio de uma parceria entre a União, os estados e os municípios. Entretanto, ainda de acordo com a pasta, o governo anterior teria “desmantelado esta relação”.

O governo federal atual diz ainda que desde março de 2023 está retomando aos poucos o processo de análise da frequência escolar dos estudantes que fazem parte de famílias que recebem o Bolsa Família. Segundo a pasta, uma série de novas medidas estão sendo tomadas para tentar amenizar a situação.

Uma das medidas que estariam sendo tomadas pelo governo é uma parceria com o Ministério da Educação para um compartilhamento da base de dados dos estudantes, o que poderia facilitar a procura e a redução da margem de alunos não localizados pelo governo federal.

Bolsa Família em agosto

Neste mês de agosto, o Bolsa Família deve ser retomado a partir do próximo dia 18. Veja abaixo:

  • Usuários com NIS final 1:  18 de agosto (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  21 de agosto  (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 22 de agosto (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 23 de agosto (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de agosto (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de agosto  (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  28 de agosto (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  29 de agosto (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 30 de agosto (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de agosto (quinta-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis