CADÚNICO: Como solicitar seu empréstimo no programa Acredita
Governo federal lançou recentemente o Programa Acredita, que libera empréstimos em dinheiro para cidadãos que fazem parte do CadúnicoRecentemente, o governo federal lançou oficialmente o programa Acredita. Trata-se de um sistema que prevê a liberação de um empréstimo para determinados grupos sociais. Usuários que fazem parte do Cadúnico do governo federal, por exemplo, podem solicitar o dinheiro.
O Cadúnico é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Quem está nessa lista, por exemplo, passa a ter mais chances de entrar em programas sociais como o Bolsa Família, o Auxílio Gás Nacional ou a Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.
Ao liberar o empréstimo para as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, o governo federal entende que poderá fazer com que esses cidadãos comecem a empreender, e encontrem uma saída da situação de pobreza e de extrema pobreza em que se encontram atualmente.
Como solicitar empréstimo no programa Acredita
De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, para solicitar o empréstimo através do programa Acredita, o cidadão precisa entrar em contato com uma instituição financeira que seja parceira do programa.
Logo depois, o banco selecionado pelo cidadão vai fornecer as informações sobre os documentos necessários e as condições do crédito solicitado. Em todos os casos, será preciso preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais e financeiros.
Os bancos também poderão pedir outros dados como os seus comprovantes de renda e de dívidas. Logo depois, basta esperar até que a instituição financeira analise a sua solicitação e aprove o crédito.
Algumas instituições financeiras que já são consideradas parceiras do programa Acredita são a Caixa Econômica Federal, BNB, Basa, Sicoob, Sicredi, Cresol e o Banco do Nordeste, por exemplo.
O crédito no Banco do Nordeste
Nesta semana, o Banco do Nordeste divulgou alguns números alcançados pelo programa Acredita nas primeiras semanas de funcionamento. Segundo a instituição financeira, os créditos liberados alcançaram a marca de R$ 200 milhões para o público do Cadúnico que deseja empreender ou ampliar os seus negócios.
Vale lembrar que o Banco do Nordeste atende não apenas os nove estados nordestinos, mas também outras unidades da federação como Minas Gerais e Espírito Santo, ambos do Sudeste, por exemplo.
“A taxa de juros fica em 8,75% ao ano, bem abaixo das taxas que emprestavam para os mais pobres, na casa de 35% ao ano, em alguns bancos. O presidente Lula criou o Fundo Garantidor e apoia projetos do Acredita no Primeiro Passo de até R$ 21 mil e com assistência técnica garantida”, explicou o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.