Cadúnico: Governo quer focar busca ativa no Nordeste
Ministério do Desenvolvimento Social firmou parceria com o Consórcio Nordeste para realizar uma busca ativa para o sistema do Cadúnico. EntendaMilhares de brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade social ainda não conseguiram entrar de fato no sistema do Cadúnico. Sem a devida inscrição, o Governo não consegue reconhecer essas famílias, e elas acabam tendo mais dificuldades para receber ajuda de programas sociais.
Pensando em amenizar os efeitos deste problema, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, anunciou uma parceria com o Consórcio Nordeste. A ideia é focar com mais força na busca ativa. A avaliação atual é de que o Nordeste é a região que concentra mais vulneráveis que não estão conseguindo entrar no sistema do Cadúnico.
O que diz o Ministério
De acordo com membros do Ministério do Desenvolvimento Social, a realização da parceria é importante. Eles avaliam que a ideia de focar a busca ativa no Nordeste poderá fazer a diferença na vida de milhares de pessoas.
“A Câmara Temática da Assistência Social do Nordeste anunciou total compromisso em trabalhar na busca ativa, os nove estados, integrados com os municípios e o MDS, para garantir a presença de todas as famílias que estão na extrema pobreza no Bolsa Família”, disse o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT).
“Tratamos de temas importantes para o Brasil com a equipe do Consórcio, que trouxe experiências vitoriosas, tanto na política de cuidados, quanto na política da assistência social”, prosseguiu o Ministro em entrevista logo depois da reunião ocorrida na última semana.
“Um desafio que é assumido hoje é o de trabalhar a busca ativa de modo muito forte, também a política de educação, de formação e qualificação, com o observatório, trazendo a ciência para a área social, integrando os organismos multilaterais que atuam no Brasil.”
O que diz o Consórcio
Do lado do Consórcio Nordeste, a ideia é ajudar no procedimento de procura dos cidadãos. A avaliação é de que esta organização poderá trabalhar junto com os governos estaduais e com as prefeituras de cada cidade para fixar um trabalho sobre o tema.
“O Nordeste se coloca à disposição do ministério para construir alternativas e tirar o país do mapa da fome, do mapa da miséria, construir projetos inovadores e avançar na busca ativa e na melhoria do Cadastro Único”, confirmou Íris de Oliveira, coordenadora da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste.
O Cadúnico
O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no Brasil.
Para entrar na lista, o cidadão precisa contatar a prefeitura da sua cidade. As gestões municipais são responsáveis pelo processo de seleção.