Cadúnico: veja lista de benefícios atendidos pelo cadastro

Cadastro Único é a principal porta de entrada para uma série de benefícios sociais. Veja lista definidos pelo governo federal
- Anúncio -

Você já ouviu falar em Cadastro Único? Trata-se de uma lista popularmente conhecida como Cadúnico, e que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. É através desta lista que o governo reúne os nomes das pessoas que podem participar de programas sociais.

Mas afinal, quais são os programas sociais que podem usar o Cadúnico para definir quem são as pessoas que podem receber projetos? Abaixo, listamos alguns dos principais exemplos.

Benefícios que usam o Cadúnico

  • Bolsa Família

O maior programa de transferência de renda do país, o Bolsa Família usa o Cadúnico como porta de entrada. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, algo em torno de 21 milhões de pessoas recebem o saldo.

Para além da conta ativa e atualizada no Cadúnico, o cidadão precisa também ter uma renda per capita de até R$ 218 para se tornar apto ao recebimento do Bolsa Família. Neste mês de abril. os pagamentos do benefício serão retomados já a partir desta quarta-feira (17).

  • Auxílio-gás

Outro programa social que exige a participação no Cadúnico é o Auxílio-gás nacional. Este é o programa que faz pagamentos em dinheiro para famílias em situação de vulnerabilidade social. O benefício é pago sempre a cada dois meses.

Para fazer parte do Auxílio-gás nacional, o cidadão precisa não apenas fazer parte do Cadúnico, mas também ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Além disso, também é preciso residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada.

  • Tarifa Social de Energia Elétrica

A Tarifa Social de Energia Elétrica, programa que concede descontos na conta de luz para pessoas em situação de vulnerabilidade social, também usa os dados do Cadúnico para definir quem serão os escolhidos. Os descontos na conta podem chegar a 65% por mês.

Para fazer parte da Tarifa Social de Energia Elétrica, basta manter o seu Cadúnico ativo e atualizado. Os descontos são feitos de maneira automática para todos os usuários que possuem direito.

Como entrar no Cadúnico

Para entrar no Cadúnico, o usuário precisa contatar a prefeitura da sua cidade. Cada gestão municipal tem poder de definir como este processo de seleção precisa ser realizado.

Em todos os casos, a inscrição precisa ser feita de maneira presencial em local indicado pela sua prefeitura. Ao entrar no Cadúnico, você não está automaticamente garantido em algum programa social, mas eleva a sua chance de seleção.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis