Como atualizar o CadÚnico para não perder o BPC?

Governo Federal está realizando uma checagem a fim de evitar fraudes

O Cadastro Único (CadÚnico) é o sistema que o governo usa como base para fazer a inclusão ou remoção de famílias em programas socioassistenciais. 

Na leitura a seguir, vamos explicar o que é preciso e o que fazer para atualizar os dados no CadÚnico e não perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além dos demais programas sociais do Governo.

Como fazer a atualização do CadÚnico?

O Governo Federal iniciou neste mês de agosto uma verificação nos cadastros  que algumas famílias e estas vão precisar fazer a atualização cadastral do CadÚnico, para evitar que o pagamento do benefício social seja suspenso.

As famílias que precisarem atualizar os dados terão a possibilidade de fazer isso pelo aplicativo ou site do CadÚnico. Para isso, basta fazer o login Único e verificar os dados atuais, fazendo a atualização de forma prática e simples, por meio da opção ‘Atualização Cadastral por Confirmação’.

Destaques sobre *** por e-mail

Sobre o aplicativo do Cadastro Único, vale comentar que ele oferece um atendimento especializado para aqueles usuários que, por alguma razão, não conseguirem realizar a atualização dos seus dados.

Se as informações ainda estiverem de acordo com a realidade da família, como número de membros, a renda e mais, basta prosseguir com a confirmação.

Em outro caso, as famílias podem ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa para fazer a atualização de forma presencial.

Beneficiários vão receber notificações

O BPC e o Bolsa Família passam por uma nova filtragem. Ou seja, o governo realiza uma espécie de pente fino .

Desde o início de agosto, estão sendo notificadas as pessoas que estão fora do Cadastro Único. A partir da segunda quinzena deste mês, inicia-se o processo de notificação das pessoas que estão com o cadastro desatualizado a mais de 48 meses.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) alcança mais de seis milhões de pessoas idosas ou com deficiência. Elas têm que cumprir determinados critérios para ingressar nesse benefício, como também para manter esse benefício.

Uma das condições básicas é exatamente estar inscrita no CadÚnico e também fazer a atualização cadastral, como prevê a legislação.

Como fazer a inscrição no Cadastro Único?

Quem tem a intenção de solicitar inscrição no Cadastro Único vai precisar ir presencialmente a uma unidade CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Afinal, é esse processo que vai tornar possível que a família seja efetivamente cadastrada na base de dados de pessoas vulneráveis.

Veja como solicitar a inscrição no sistema:

  • Compareça ao CRAS mais próximo à sua casa e solicite a inscrição no CadÚnico;
  • Apresente documentos de identificação de todos os moradores da residência, e comprovante de renda dos representantes;
  • Responda ao questionário do entrevistador;
  • Aguarde a geração do NIS (Número de Identificação Social) do representante da família;
  • A família ficará na fila para inclusão em novos benefícios, conforme houver disposição.
  • A inscrição pode ocorrer por todos aqueles que têm mais de 16 anos, preferencialmente mulheres.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis