Desenrola prorrogado: veja quem pode negociar dívidas

Depois de alguns pedidos, o governo federal decidiu prorrogar o funcionamento do Desenrola. Veja quem pode negociar suas dívidas

Depois de uma série de pedidos, o governo federal optou por prorrogar o Desenrola. Este é o programa que ajuda no processo de negociação de dívidas. De acordo com o Ministério da Fazenda, o projeto deverá seguir até o dia 20 de maio.

Mas nem todos os brasileiros estão aptos ao processo de negociação de dívidas pelo Desenrola. O Ministério da Fazenda explicou que apenas as pessoas que fazem parte da Faixa 1 é que poderão ser atendidas nesta prorrogação.

São elas:

  • pessoas que possuem renda de até dois salários mínimos, ou que esteja no Cadúnico;
  • pessoas que possuem dívidas de até R$ 20 mil contraídas entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.

Por que prorrogar?

Destaques sobre *** por e-mail

Oficialmente, o Ministério da Fazenda argumentou que a prorrogação do Desenrola foi estabelecida para dar mais tempo para os usuários entrarem no sistema. Nos últimos dias, o governo passou a considerar uma parceria com o Sebrae para alcançar mais pessoas, por exemplo.

“Queremos aproveitar o aumento das negociações pelo site depois das parcerias com as plataformas bancárias e de renegociação de dívidas. Hoje, quase metade do volume diário de operações chega ao site do Desenrola através de redirecionamentos dos canais parceiros”, afirma diz Ferreira.

Mas de acordo com informações de bastidores, o motivo é outro. O que se sabe é que o poder executivo não está nada feliz com os rumos do programa. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse publicamente que poucas pessoas foram atendidas pelo projeto.

“Nós fizemos um programa genial. Se o pessoal que discute Prêmio Nobel de Economia estiver me ouvindo, eles precisam pegar a turma da transição nossae a turma do Haddad e dar o prêmio Nobel de Economia porque nada é mais inteligente que o Desenrola”, disse o presidente Lula (PT) em entrevista recente.

“Mas desses 72 milhões (de endividados), só apareceram 10 milhões de pessoas pra fazer a renegociação. E desses 10 milhões,8,7 milhões (negociaram dívidas) de até R$ 100. Então, companheiro Paulo Câmara (presidente do Banco do Nordeste), cadê os devedores”, concluiu Lula.

Desenrola

Abaixo, você pode conferir um passo a passo para negociar as suas dívidas através do Desenrola:

  • Passo 1: Abra o site oficial do Desenrola Brasil clicando sobre este link;
  • Passo 2: Faça o login na sua conta usando o login do seu perfil GOV.BR;
  • Passo 3: Ao entrar na página, você verá uma lista completa com todas as dívidas que estão registradas em seu CPF;
  • Passo 4: Escolha um banco para realizar a sua negociação. Não é necessário ter uma conta na instituição escolhida;
  • Passo 5: Siga os passos indicados pela instituição, e defina se quer aceitar esta negociação ou não.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis