Gás para Todos: veja como vai funcionar a distribuição de botijões para brasileiros

Governo federal anunciou oficialmente ainda nesta semana que vai criar o Gás para Todos. Programa deverá substituir o Auxílio-gás nacional

Os mais de 5 milhões de usuários que fazem parte do Auxílio-gás nacional do governo federal foram pegos de surpresa nessa segunda-feira (26). O motivo: o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira anunciou que o programa vai chegar ao fim, e que será substituído por um segundo projeto social.

Trata-se do Gás para todos. O novo benefício deverá começar a valer a partir de janeiro de 2025, e vai substituir o atual sistema do Auxílio-gás nacional. Algumas mudanças em relação ao processo de pagamentos já foram anunciadas pelo governo federal também nessa segunda-feira (26).

Auxílio-gás x Gás para Todos

O Auxílio-gás

Atualmente, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Dados oficiais apontam que  pouco mais de 5,6 milhões de brasileiros de todas as regiões do país estão aptos ao recebimento do projeto social.

Destaques sobre *** por e-mail

Hoje, os pagamentos do Auxílio-gás nacional são realizados em conjunto com o Bolsa Família. Isso significa que o usuário recebe os dois benefícios de uma só vez, na mesma conta e no mesmo dia em que ele está acostumado a receber o benefício regular.

Por regra geral, o cidadão não é obrigado a usar o dinheiro para comprar o botijão de gás. A depender de cada família, ele pode usar a quantia para comprar qualquer item, ou mesmo poupar o dinheiro.

O Gás para Todos

Já o Gás para Todos deverá funcionar de uma maneira diferente. A partir de janeiro de 2025, o cidadão vai deixar de receber o saldo em conjunto com Bolsa Família, e vai receber apenas uma espécie de vale dentro do sistema do aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Com este vale em mãos, o usuário será obrigado a comprar apenas um botijão de gás em uma rede previamente credenciada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Os valores máximos também serão definidos pela agência.

Ao contrário do Auxílio-gás nacional, o Gás para Todos deverá atender pouco mais de 20,6 milhões de pessoas, ou seja, o mesmo patamar que hoje é pago para o Bolsa Família. Isso quer dizer que, ao menos no que se refere ao número de atendidos, o Gás para Todos tende a ser muito maior.

Nas redes sociais, usuários se dividiram entre apoiar e criticar a medida. Afinal de contas, estamos falando de uma mudança grande no sistema de pagamentos do benefício social. E você? O que achou das alterações?

Até o ano de 2025, seguem valendo as regras atuais.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis