Governo libera microcrédito para usuário do Cadúnico; veja como solicitar
Microcrédito foi liberado para usuários do Cadúnico, e pode ser solicitado a partir desta quinta-feira (4). Veja comoO governo federal inicia nesta quinta-feira (4) o processo de liberação de um novo microcrédito. Desta vez, o foco da liberação está nos usuários que fazem parte do Cadúnico. Trata-se da lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Este é um projeto que está sendo chamado de Acredita no Primeiro Passo, e foi lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no último mês de abril. Contudo, o projeto só está sendo liberado na prática agora porque o governo estava trabalhando em “ajustes operacionais”.
“O programa oferece microcrédito com taxas de juros acessíveis, prazo adequado, assistência técnica e capacitação para quem deseja iniciar ou expandir seus negócios”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT).
“Além disso, o governo criou um fundo garantidor para facilitar o acesso ao crédito para quem não possui bens ou avalistas”, detalhou Wellington Dias.
O Fundo Garantidor
O Fundo garantidor citado por Dias é o FGO (Fundo Garantidor de Operações). Neste primeiro momento, o governo está realizando o aporte de R$ 500 milhões. Este dinheiro vai servir como uma garantia de pagamento aos bancos.
Imagine, por exemplo, que você solicita o crédito a um banco. Se você pagar normalmente, o banco recebe o seu dinheiro. Se você não pagar, o banco pode pegar o dinheiro devido neste Fundo.
Como os bancos têm a garantia de que serão pagos, eles podem oferecer uma taxa de juros mais baixa, e é justamente este o grande diferencial deste microcrédito.
Quem pode solicitar o microcrédito
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a ideia geral é atender os seguintes grupos:
- famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único;
- trabalhadores informais;
- pequenos produtores rurais que acessam PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Fomento Rural que empreendem ou querem empreender.
Neste primeiro momento, apenas o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste estão oferecendo o microcrédito para os usuários do Cadúnico. O cidadão interessado deve, portanto, procurar uma destas instituições financeiras para realizar a solicitação.
O governo federal afirma que está trabalhando para inserir outros bancos ao sistema da liberação do microcrédito para este público, mas ainda não há um prazo para novas adesões.
“O que estamos fazendo é criando condições para que, independentemente da origem social e do negócio, as pessoas tenham direito de ter acesso a um sistema financeiro e pegar um crédito”, disse o presidente Lula no evento de lançamento do crédito.