Ministério acusa gestão Bolsonaro de falhas no Cadúnico

Ministério do Desenvolvimento Social está investigando possível participação do governo Bolsonaro em falhas no sistema do Cadúnico no ano passado
- Anúncios -

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está na mira de uma investigação sobre uma falha no sistema do Cadúnico do Ministério da Cidadania em agosto do ano passado. O atual governo afirma que uma pane no computador pode ter causado uma anomalia no processo de seleção de programas como o Auxílio Brasil.

A falha teria acontecido na plataforma tecnológica que integra as informações base para a entrada em projetos. A avaliação do novo governo é de que este problema pode ter inserido pessoas que não cumpriam todas as normas do Auxílio Brasil, além de ter deixado de fora cidadãos que realmente precisavam da ajuda.

- Anúncios -

Vale lembrar que o Auxílio Brasil era um programa social que usava as informações do Cadúnico para definir quem poderia entrar no projeto. Entre os meses de julho e dezembro do ano passado, estima-se que mais de 4,1 milhões de pessoas tenham entrado no programa, fazendo com que o programa batesse uma série de recordes.

O Ministério do Desenvolvimento Social, a Controladoria Geral da União (CGU) e a Advocacia Geral da União (AGU) deverão investigar o caso. A suspeita do atual Governo é de que a gestão anterior poderia ter causado a pane propositalmente, ou ao menos não ter agido para resolver o problema de maneira proposital.

Na visão do atual Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), ao permitir a falha, o governo anterior poderia ajudar Bolsonaro nas eleições do ano passado. No pleito, a equipe de campanha do ex-presidente falou em algumas oportunidades que o Auxílio Brasil estava atendendo o maior número de pessoas na história.

Destaques sobre *** por e-mail

Governo anterior nega

A reportagem que aponta para esta investigação foi publicada ainda na quarta-feira (1) pelo jornal O Globo. Na ocasião, o ex-ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento negou as acusações de que a pasta teria trabalhado para permitir os efeitos da pane.

Ele disse, entre outros pontos, que os problemas não teriam afetado em nada a situação da seleção de usuários para o programa Auxílio Brasil. Contudo, o jornal publicou uma nova matéria nesta quinta-feira (2) com novas revelações.

Documentos atestam falha no Cadúnico

O jornal teve acesso a documentos do antigo Ministério da Cidadania que apontavam que o governo Bolsonaro foi alertado sobre a situação, e que a pane nos computadores estava criando vários problemas para o processo de seleção do Auxílio Brasil.

“Tal incidente gerou múltiplas falhas e indisponibilidades nos serviços e sistemas deste ministério, impactando negativamente, tanto nos processos internos, quanto nos programas sociais de governo destinadas ao cidadão”, diz o ofício que foi assinado pela coordenação de infraestrutura da pasta.

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis