Ministério anuncia força-tarefa do Cadúnico; veja quem pode participar
Força-tarefa tem o objetivo de encontrar pessoas que precisam entrar no Cadúnico, mas que não estão conseguindo por alguma razãoO governo federal anunciou a realização de uma espécie de força-tarefa do Cadúnico. Um grupo de voluntários vai capitanear o evento. O objetivo é ajudar pessoas que precisam de auxílio no processo de cadastramento para o recebimento de programas sociais.
A força-tarefa, no entanto, não deve acontecer em todo o país, mas apenas no Rio Grande do Sul. O estado passa neste momento pela maior tragédia ambiental de toda a sua história. Dados mais recentes da Defesa Civil local, indicam que milhares de gaúchos seguem desalojados ou desabrigados neste momento.
A força-tarefa do Cadúnico
A ideia do governo federal é reunir um grupo com 42 voluntários que poderão auxiliar parte das pessoas que perderam tudo no processo de inscrição no Cadúnico. É através desta inscrição que o cidadão passa a ter chances de entrar em programas sociais como o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional, por exemplo.
Para além disso, os voluntários poderão ajudar os gaúchos no processo de atualização cadastral e na informação sobre os pagamentos de programas sociais neste mês de junho.
“Os entrevistadores fizeram uma escala em Brasília, nesta terça-feira (4.06), onde foram vacinados e receberam treinamento de logística e operação, além de equipamentos para auxiliar no trabalho em campo”, diz o Ministério.
O grupo é formado por profissionais dos seguintes estados:
- Ceará (20);
- Rio Grande do Norte (3);
- Paraíba (2);
- Alagoas (5);
- Rio de Janeiro (9);
- Paraná (3).
“O Cadastro Único é uma política pública extremamente importante. Porque nos permite atuar de forma dirigida para atender os que mais sofrem durante uma crise como essa, pois tem uma parcela da população que sofre mais”, disse o ministro do Desenvolvimento Social em exercício, Osmar Júnior.
Detalhes da força-tarefa
Segundo o Ministério, os voluntários começam a atuar na sexta-feira (7), em parceria com as equipes locais das gestões sociais.
Os cadastros serão válidos para os seguintes municípios:
- Canoas;
- Pelotas;
- Porto Alegre;
- Alvorada;
- Novo Hamburgo;
- São Leopoldo;
- Eldorado do Sul.
“A ação se estenderá até o dia 6 de julho, com o objetivo de atender a demanda extra gerada pela situação de emergência”, diz o ministério.
“Cada entrevistador vai agasalhado, com seu crachá, devidamente formado, com hospedagem e com seu instrumento de trabalho”, disse a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), Letícia Bartholo,
“Além disso, faz parte da nossa força-tarefa do Cadastro Único levar equipamentos de internet, fixa ou móvel, conforme a demanda dos municípios, numa parceria com o Ministério das Comunicações e com a Embratel”, completou ela.