Pix Agendado recorrente: o que é e como usar sistema
De acordo com o Banco Central (BC), Pix Agendado Recorrente começa a valer oficialmente a partir desta semanaA funcionalidade do Pix Agendado recorrente passou a se tornar um serviço obrigatório a partir dessa semana. Mais precisamente, o novo sistema passou a ser obrigatório desde a segunda-feira (28). Mas afinal de contas o que é esse sistema, e por que ele passou a se tornar obrigatório?
O Pix Agendado recorrente permite ao cidadão o agendamento, por qualquer pessoa, de pagamentos de mesmo valor de forma recorrente. Assim, esse cidadão passa a ter o dinheiro retirado da conta e enviado ao recebedor sempre no mesmo dia de cada mês.
O sistema funciona bem, por exemplo, para as pessoas que pagam aluguel diretamente para outra pessoa física através do Pix. Neste caso, ela pode automatizar esses repasses para que todos os meses ela realize as liberações.
É importante destacar que essa modalidade de retirada via Pix já existia anteriormente, mas até aqui era praticada de forma facultativa, ou seja, as instituições bancárias poderiam oferecer esse sistema se assim preferissem.
Com a medida, todas as instituições financeiras passam a ser obrigadas a oferecer esse tipo de serviço. Assim, independente do seu banco, existirá a opção da realização do Pix programado.
Detalhes da medida
Ainda tomando como base as informações do BC, é possível afirmar que a nova medida vale para o repasse de Pix de valores a pessoa físicas e também para pessoas jurídicas. Profissionais autônomos e empresas, por exemplo, poderão receber os valores dessa forma agendada.
O cidadão interessado em cadastrar um Pix recorrente, vai precisar informar os seguintes dados:
- chave PIX cadastrada;
- dados da pessoa ou CNPJ a receber os valores;
- data escolhida para que os pagamentos sejam feitos.
Como se trata de um sistema programado, é muito importante que o cidadão preste bem atenção aos detalhes de todas as informações acima antes de confirmar a entrada no sistema.
Isso porque um simples erro pode fazer com que o seu dinheiro seja transferido todos os meses para uma conta errada, por exemplo. Neste caso, você poderá passar um longo tempo sem saber que está transferindo o dinheiro para uma outra pessoa.
Pix Automático
O Pix Agendado é diferente do Pix Automático, que também está sendo trabalhado pelo Banco Central nesse momento. No caso da versão automática, a ideia é permitir que empresas utilizem o sistema como forma de pagamentos para base de clientes do banco.
Nesta semana, por exemplo, o banco Santander anunciou que será a primeira instituição financeira do país a oferecer esse tipo de serviço. Para o resto do Brasil, essa forma de pagamento só será oficialmente lançada em junho de 2025.