Prazo para inscrição no Fies encerra nesta terça-feira
Essas vagas referem-se ao primeiro semestre de 2025 e incluem aquelas que não foram preenchidas nas etapas regularesO prazo para que os estudantes manifestem interesse em disputar as vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) se encerra nesta terça-feira, dia 29.
Essas vagas referem-se ao primeiro semestre de 2025 e incluem aquelas que não foram preenchidas nas etapas regulares de seleção do programa federal.
As candidaturas devem ser realizadas unicamente através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Fies, que é gerido pelo Ministério da Educação (MEC).
O Fies oferece apoio financeiro a estudantes para a realização de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que fazem parte do programa federal e são avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Quem pode se inscrever
Os candidatos que desejam participar do processo seletivo do Fies ou do Fies Social devem cumprir as seguintes exigências:
- Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até o período anterior à abertura das inscrições;
- Ter alcançado pelo menos 450 pontos na média das notas obtidas nas cinco provas do Enem e ter nota acima de zero na redação;
- Não ter participado do Enem como treineiro;
- Possuir capacidade de atender à frequência mínima exigida para o semestre letivo do primeiro semestre de 2025, no curso, turno e local onde pretende estudar.
- Ter uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025) para o Fies;
- Para o Fies Social, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e ter uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 758, em 2025).
Fies Social e cotas
O edital estabelece que metade das vagas disponíveis será reservada para os candidatos do Fies Social. O MEC afirmou que esses candidatos serão identificados automaticamente, utilizando informações do CadÚnico, fornecidas ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Segundo as regras do Fies Social, que foi lançado em 2024, os candidatos pré-selecionados poderão solicitar financiamento que cubra até 100% dos custos educacionais cobrados pelas instituições.
Além disso, para os candidatos que se autodeclaram como pretos, pardos, indígenas, quilombolas ou com deficiência (PCD), haverá vagas reservadas em proporção à população da respectiva unidade da federação onde a instituição de ensino está localizada.
Validação de dados
A divulgação da classificação e da pré-seleção ocorrerá em 6 de maio, com uma única chamada e uma lista de espera.
Se o aluno for pré-aprovado, ele deverá se apresentar na instituição de ensino superior entre os dias 7 e 8 de maio, durante o período de atendimento, para validar as informações fornecidas na inscrição, como a condição de deficiência ou a renda familiar mensal bruta per capita.
Se a comissão da instituição privada detectar alguma divergência relacionada à renda familiar informada, poderá ser solicitada a apresentação de documentos adicionais para comprovação.
Para as vagas reservadas a pessoas com deficiência, os candidatos devem apresentar um laudo médico que comprove a condição, especificando o tipo e o grau da deficiência, incluindo a referência ao código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Fies 2025
No ano de 2025, o Ministério da Educação disponibilizará mais de 112 mil vagas para o Fies, sendo 67.301 destinadas ao primeiro semestre. As restantes serão liberadas durante o processo seletivo do segundo semestre, incluindo aquelas que não foram ocupadas após a convocação das vagas remanescentes do primeiro semestre.