terça-feira,
28 de outubro de 2025

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): o que é e como funciona?

- Anúncio -

Em suma, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003  e tem como objetivo promover agricultura das famílias que moram na região do Mato Grosso do Sul e que não possuem terras o suficiente para plantar ou que a renda é mais baixa.

 Os recursos do benefício são oferecidos pelo Ministério da Cidadania, que durante os anos de 2020 e 2021 também se destacou ao pagar o auxílio emergencial para a população que estava recebendo menos de R$ 550 por mês.  As últimas alterações da lei foram criadas a partir do Decreto nº 7.775, de 4 de julho de 2012.

Como solicitar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)?

  • O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) permite que os seus beneficiários solicitem desde a aquisição de sementes para a plantação até mesmo o alimento para colocar na mesa.
  • Para solicitar o programa, o primeiro passo é acessar a página oficial no portal do governo federal  pelo link https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/inclusao-produtiva-rural/paa.
  • Depois disso, escolha o tipo de benefício que está procurando e faça o login com a conta GOV usando o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e uma senha. 
  • Se ainda não tiver uma conta GOV, é possível criar uma ao confirmar alguns dados que forem solicitados pelo sistema em relação à última contribuição para a previdência e outros. 

Quais são os documentos necessários para participar?

Existem alguns documentos necessários para quem deseja solicitar o benefício. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis
  • Ofício do Prefeito da cidade em que o cidadão mora afirmando o interesse em receber o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
  • Ficha de identificação que deve ser preenchida e assinada pelo prefeito. 
  • Cópia de documentos como o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro de Pessoa Física).
  • Comprovante de renda e de residência. 

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana