Programa Habilitação Social está com inscrições abertas no DF
Para se inscrever, o candidato precisa estar incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)A Terceira Edição do Programa Habilitação Social está com inscrições abertas até esta sexta-feira (18/10) para cidadãos de baixa renda que desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). São disponíveis 5 mil vagas para participantes.
O objetivo do projeto, lançado pelo Detran-DF, é tornar mais fácil a obtenção do documento para aumentar as chances de emprego.
O programa é composto por três fases distintas: inscrição, seleção e processo de habilitação. Para se inscrever, o candidato precisa estar incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), seja como titular ou dependente.
A iniciativa do Detran-DF oferece habilitação nas categorias A, B, C, D e E para diferentes tipos de veículos, tais como motocicletas, carros, caminhões, ônibus e tratores. É permitida a evolução dentro das categorias.
O programa visa tornar mais fácil e acessível o processo de obtenção da CNH, que tem um custo médio de R$ 3 mil. Das 5 mil vagas disponíveis, 2 mil são para estudantes habilitados e 3 mil são para cidadãos habilitados. As duas opções possuem oportunidades igualmente oferecidas, porém com critérios distintos para a admissão.
Compreenda:
Estudante habilitado
Dirigido a pessoas de 18 a 25 anos que estão cursando ou cursaram o ensino médio em instituições públicas de ensino ou com bolsa integral em escolas particulares. Para participar dessa categoria, os concorrentes precisam mostrar uma declaração que comprove terem frequentado essas circunstâncias como alunos.
Cidadão habilitado
Destinado a indivíduos maiores de 18 anos que possuem capacidade de leitura e escrita, sejam penalmente imputáveis, residem no DF por pelo menos dois anos;
não cometeram infrações graves ou gravíssimas de trânsito nos últimos 12 meses, não são reincidentes em infrações médias, não possuem restrições judiciais para obter a CNH e possuem Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de carteira de identidade ou documento equivalente.
Os interessados em participar do programa Habilitação Social podem fazer sua inscrição pelo site do Detran-DF ou obter mais informações sobre a iniciativa na Escola Pública de Trânsito do Detran-DF, localizada na 706/906 Sul.