Quem deve e como atualizar o cadastro único?

A atualização é um dos principais critérios para participar dos programas sociais do governo

O Auxílio Brasil, assim como outros programas sociais do governo, exige inscrição ou atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para os trabalhadores informais de baixa renda. Esse é um dos critérios para ter direito ao benefício.

 

De acordo com o governo, o Cadastro Único permite saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. 

 

Dessa forma, ao se inscrever ou atualizar os dados, é possível tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre o cadastro atualizado.

Destaques sobre *** por e-mail

 

Além dos dados atualizados no CadÚnico, a família beneficiária deve ter renda mensal de meio salário mínimo por pessoa (R$ 606 em 2022) e renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.636, em valores atuais).

Como consultar o CadÚnico?


  • Cadúnico pelo celular


A melhor maneira de saber se a família está cadastrada e se precisa atualizar as informações é por meio do aplicativo Meu CadÚnico. A ferramenta informa se o cadastro está desatualizado ou em processo de averiguação e permite a impressão de comprovantes.


  • Cadúnico pelo computador


Também é possível fazer a consulta CadÚnico pelo site do Ministério da Cidadania. Siga estes passos:

 

  • Acesse a área Consulta Cidadão;
  • Preencha os dados do formulário (nome, data de nascimento, nome da mãe, estado e município);
  • Clique em “Emitir”: o sistema dirá se seu nome consta na base de dados.

 

Página do Ministério da Cidadania com o cadastro de inscritos em programas sociais do governo.


  • Cadúnico pelo telefone


Outra forma de saber se você está inscrito no Cadastro Único é pelo telefone 0800 707 2003, selecionando a opção 5. É possível fazer as ligações por telefone fixo e celular, de segunda a sexta-feira entre 7h e 19h, e aos finais de semana e feriados entre 10h e 16h.

 

O usuário também pode procurar algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do CadÚnico.

  • Como atualizar o CadÚnico


Segundo o Ministério da Cidadania, a falta de atualização leva à exclusão do registro no CadÚnico depois de quatro anos. Todos os anos, o governo federal revisa os dados e chama as famílias com informações desatualizadas para corrigirem a situação.

As famílias, no momento da inscrição, comprometem-se a atualizar os dados a cada dois anos no máximo.

 

A atualização só pode ser feita em um CRAS ou em postos de atendimento do CadÚnico. Em caso de mudança de endereço, de telefone, de estado civil, de renda mensal ou em eventos de nascimento, adoção ou falecimento na família, o cadastro deve ser atualizado o mais rápido possível.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis