Ter o Cadastro Único atualizado é essencial para receber Bolsa Família
Informações inconsistentes podem ter o CadÚnico canceladoDentre os Programas Sociais do Governo Federal está o Bolsa Família. Mas para as famílias de baixa renda participarem é preciso estar inscritas e com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).
O Cadastro Único é um registro para identificar as famílias de baixa renda existentes no país. Essa ferramenta permite que o governo tenha acesso a informações como a identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, residência e utilize os dados para seleção e inclusão das famílias em programas sociais do governo federal.
Entre os benefícios que exigem o CadÚnico além do Bolsa Família estão o Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, BPC (Benefício de Prestação Continuada) , isenção de taxa em concursos públicos, entre outros.
Mas como saber se a sua inscrição no Cadastro Único está atualizada? É o que vamos explicar agora nesta leitura.
Como consultar o Cadastro Único?
A consulta ao Cadastro Único pode ser por meio do site Meu CadÚnico, do aplicativo e pelo telefone do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, no número 0800 707 2003.
É possível realizar uma consulta simples e verificar informações sobre o status da família, informações pessoais e a data da última atualização do cadastro.
Também existe a opção de realizar uma consulta completa com o login Gov.br . Este informa mais detalhes sobre a inscrição do Responsável Familiar e dos outros membros da família.
Caso os dados também estejam desatualizados, será necessário se encaminhar ao CRAS para colocá-los em dia.
Como fazer o cadastro no CadÚnico?
Para se inscrever no CadÚnico é necessário que um membro da família, com idade mínima de 16 anos e de preferência mulher, seja o responsável por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador.
Essa pessoa será o Responsável pela Unidade Familiar (RF). Ela que ficará com a tarefa de atualizar as informações no cadastro sempre que houver mudanças na família.
O Responsável Familiar deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora, serviço prestado pelas prefeituras. Em algumas localidades o cadastramento ocorre também no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade.