Veja como conseguir descontos na conta de energia em abril

Nem todo mundo sabe, mas é possível receber descontos na conta de energia elétrica tomando apenas algumas medidas básicas

Entra mês e sai mês, e milhões de brasileiros de todas as regiões do país costumam se preocupar com o valor que vai ser cobrado na conta de luz. Esta é uma preocupação que não acontece sem sentido. De fato, a tarifa está se tornando cada vez mais cara para a maioria das pessoas.

O que nem todo mundo sabe é que existem saídas para conseguir ao menos uma redução dos valores da tarifa. Sobretudo as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social podem conseguir abatimentos através da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Como este é um programa pouco conhecido por boa parte dos brasileiros, separamos abaixo uma série de perguntas e respostas sobre estes pagamentos, e como eles podem fazer a diferença na vida dos cidadãos neste momento.

Quem pode entrar no projeto?

Como dito, nem todos os brasileiros estão aptos a participar da Tarifa Social de Energia Elétrica. Para ter direito ao desconto, é preciso:

Destaques sobre *** por e-mail

Os descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica também podem ser liberados para os seguintes grupos.

  • Famílias que tenham renda mensal de até três salários mínimos que tenham pessoa com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual ou múltipla), cujo tratamento necessite de aparelhos que consumam energia elétrica;
  • Idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como solicitar a Tarifa Social de Energia Elétrica?

Não é preciso realizar nenhum procedimento para solicitar a Tarifa Social de Energia Elétrica. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a seleção dos cidadãos é feita de forma automática, com base nas informações presentes no Cadúnico.

“Caso a família atenda ao requisito de possuir renda per capta familiar de meio salário mínimo e ainda não esteja no CadÚnico, é importante fazer o requerimento do benefício e pedir mais informações nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de todo o Brasil”, disse o Ministério.

Os descontos

Os descontos no sistema da Tarifa Social de Energia Elétrica podem chegar até a 65%. Mas o tamanho do abatimento vai depender necessariamente do tamanho do seu consumo.

Em resumo geral, pode-se dizer que as pessoas que consomem menos energia elétrica ganham descontos maiores. Por outro lado, quanto mais você consome energia elétrica por mês, menor é o tamanho do desconto concedido.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis