Concurso Caixa: candidatos pedem adiamento da prova em todo Brasil
Até o momento, o banco suspendeu a aplicação do exame apenas nas cidades gaúchasCandidatos inscritos no concurso público da Caixa Econômica Federal 2024 organizaram um abaixo-assinado para que a prova objetiva seja adiada em todo o país, devido a situação de calamidade pública enfrentada no Rio Grande do Sul (RS). Até o momento, o banco suspendeu a aplicação do exame apenas nas cidades gaúchas.
Na petição, os organizadores do movimento afirmam que “é uma questão de justiça e equidade garantir que todos os candidatos tenham a mesma oportunidade de participar deste importante processo seletivo e que seja mantida a lisura e segurança da prova”.
Ainda no documento, disponível para assinatura no site Change, os candidatos destacam que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado, após ficar alagado durante as enchentes que atingiram a capital do estado.
Rio Grande do Sul
Vale destacar que dos 497 municípios do Rio Grande do Sul (RS), 449 foram afetados pelas chuvas e enchentes que assolam o estado nas últimas semanas. Mais de dois milhões de pessoas foram afetadas, 538.245 pessoas estão desalojadas e 76.580 estão em abrigos públicos e privados.
Já foram contabilizadas 806 pessoas feridas, 149 mortas e 108 são consideradas desaparecidas.
Concurso Caixa adiado no RS
No dia 10 de maio, a Caixa anunciou o adiamento do concurso em todas as cidades do Rio Grande do Sul. O banco ainda informou que as novas datas de prova ainda não foram definidas e serão divulgadas posteriormente.
No comunicado, instituição financeira pontuou que cancelamento não afeta a isonomia dos candidatos. No mesmo dia, o Ministério Público Federal (MPF) questionou a Caixa sobre as garantias de isonomia e equidade, além de defender que o concurso seja cancelado em todo o território brasileiro.
Concurso Caixa 2024
O concurso da Caixa Econômica Federal foi aberto no início deste ano.
Ao todo, o banco oferta mais de 4 mil vagas para o nível médio e nível superior, incluindo cadastro reserva. Destas 2 mil são para a área de Técnico Bancário Novo (TBN) e outras 2 mil são válidas para a área de Tecnologia da Informação (TI).
Ainda existem outras 50 vagas de nível superior, sendo 28 para médicos do trabalho, e outras 22 para engenheiros de segurança do trabalho.
UFMS
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) alterou as datas das provas do concurso público para professores com o objetivo de evitar prejuízos aos candidatos que se encontram nas localidades afetadas do Rio Grande do Sul. Segundo a instituição, 15 professores inscritos no concurso vivem em cidades gaúchas.
De acordo com a universidade, no dia 12 de julho será feita a convocação para realização das provas e de 23 a 26 de julho haverá a realização de todas as etapas de provas (que estavam marcadas para o período de 4 a 7 de junho).