Concurso dos Correios de 2024 terá cargos para nível médio e superior

Os dois editais serão divulgados em setembro
- Anúncio -

O concurso dos Correios 2024 irá oferecer vagas para dois níveis de escolaridade. Candidatos com o ensino médio completo poderão concorrer ao cargo de Agente de Correios, enquanto os candidatos com ensino superior poderão disputar o cargo de Analista de Correios.

Edital do Concurso Correios 2024

O edital do concurso público dos Correios 2024 ainda não foi divulgado, mas a empresa federal já confirmou que irá publicar dois editais: um para o nível médio e outro para o superior. 

A previsão é que entre as vagas destinadas aos candidatos com nível superior estejam as especialidades de Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social e Engenheiro. Isso porque um levantamento inicial feito pelos Correios apontou a falta desses profissionais. 

O número de vagas ofertadas não foi definido até o momento. Os dois editais serão divulgados em setembro.

 

Cronograma

No dia 16 de abril, os Correios confirmaram o cronograma do concurso público de 2024. Veja: 

  • Até julho – Planejamento do certame e processo para contratação da banca organizadora.
  • Agosto – Contratação efetiva da banca examinadora.
  • Setembro – Publicação dos editais do concurso.
  • Dezembro – Início efetivo das contratações. 

Objetivos 

De acordo com o Governo Federal, o concurso dos Correios 2024 tem o objetivo de solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas e evitar a sobrecarga de trabalho.

A gestão atual ainda destaca que a estatal foi retirada da lista de privatizações pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu primeiro dia de governo. 

Ao mesmo tempo, foram abertas portas de diálogo com os representantes da categoria e foram resgatadas mais de 40 cláusulas que haviam sido suspensas do Acordo Coletivo de Trabalho pelo governo anterior.

Aumento das tarifas

Em abril deste ano, os Correios aumentaram 4,39% das tarifas para envio de cartas e telegramas nacionais e internacionais.

O reajuste corresponde à variação da inflação oficial de janeiro a dezembro de 2023, líquido de impostos e contribuições sociais e descontado o chamado “fator de produtividade” – o tempo que um funcionário passa fazendo alguma atividade para a qual foi contratado.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis