Enem dos Concursos: como proceder após adiamento das provas
Certame foi adiado devido às fortes chuvas no Rio Grande do SulA organização do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) enfrentou desafios significativos após um adiamento inesperado. Originalmente programadas para 5 de maio, as provas foram reagendadas para 18 de agosto devido às severas condições climáticas no Rio Grande do Sul.
Este “desvio no percurso” provocou uma revisão completa no planejamento do concurso. O CNU ou “Enem dos Concursos”vai ocorrer em 228 cidades do país.
Com o adiamento das provas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) precisou mover rapidamente 18.757 malotes de prova para locais seguros em todo o território nacional.
Como os candidatos devem proceder
Diante desta nova data, um novo cartão de confirmação de inscrição do ‘Enem dos Concursos’, com os detalhes sobre os locais de provas, terá divulgação no dia 7 de agosto.
O documento estará disponível na Área do Candidato, mesma página da internet em que o candidato fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta Gov.br.
O cartão tem informações como número da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.
Enem dos Concursos
O Concurso Nacional Unificado (CNU), ou “Enem dos Concursos” vai unificar em uma prova o processo de seleção dos servidores públicos. Os candidatos farão uma única avaliação e poderão concorrer a diversas vagas.
Ao todo, são 6.640 oportunidades em 21 órgãos do governo federal. A iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vem para simplificar o acesso a vagas nos órgãos federais. A perspectiva é criar um processo mais inclusivo e economicamente viável
Todos os candidatos vão realizar as provas em dois turnos: de manhã e na parte da tarde.
Os concursos públicos no Brasil são a melhor opção para quem pretende seguir carreira pública e trabalhar em grandes órgãos nacionais. Além disso, também são conhecidos por oferecerem mais estabilidade e um retorno profissional repleto de benefícios para os seus servidores.
No entanto, para ter destaque em um grande concurso público é preciso ter um ensino superior de qualidade, pois uma boa base profissional, que um bom curso de graduação ou tecnólogo pode proporcionar, é essencial para se somar aos conhecimentos básicos exigidos por um concurso a fim de alcançar uma vaga na área desejada.
Segundo o Ministério, com a adoção do modelo unificado, vai possibilitar uma maior agilidade na contratação de novos servidores. Nos últimos seis (6) anos, cerca de 73 mil funcionários públicos foram demitidos.