Papiloscopistas: deputado pede mais convocações de excedentes no Concurso PF
Nicoletti, que é deputado federal, realizou o envio de um ofício, onde pede mais 74 papiloscopistas na convocação de excedentes no Concurso da Polícia Federal. Nesse sentido, já há uma proposta de decreto que exige mais convocações desses profissionais aprovados no último concurso PF.
No entanto, o deputado acredita que esse número é muito baixo. O pedido de decreto, teve sua assinatura feita pelo ministro Anderson Torres, que é quem comanda o ministério de segurança pública e justiça atualmente.
Vale lembrar que o papiloscopista, de um modo simples, é o profissional responsável pela coleta e organização das impressões digitais. Assim, sua atuação possui um papel fundamental dentro das operações federais. Com isso, a chegada de mais profissionais seria algo bastante significativo para as formas federais. No entanto, mesmo com a convocação dos excedentes já aprovados, o numero ainda não é o suficiente.
Deputado exige a convocação de mais papiloscopistas para a PF
Ao todo, o ministro pediu apenas mais 10 desses profissionais, mas Nicoletti almeja trazer mais 84, o que acredita ser o mais adequado para a demanda da Polícia Federal. Nesse caso, o decreto do ministro seguiu para o Ministério da Economia, que será o responsável por avaliar o pedido.
Para o concurso, fora as vagas excedentes que já tiveram sua aprovação definida, o edital previa cerca de 1.500 vagas para os profissionais. Ao todo, haviam oportunidades para delegados, agentes, escrivões e papiloscopistas.
O pedido do decreto passará por analise, por isso, é necessário esperar por uma resposta definitiva da pasta responsável por analisar o caso. Como mencionado, é o Ministério da Economia que fará esse papel, analisando o pedido do ministro de seguridade. Apenas após esse período é que uma resposta definitiva sobre a aprovação o não do pedido poderá ser informada.