Caixa anuncia liberação do FGTS para moradores das áreas atingidas no RS
Com isso, a intenção é aliviar o impacto financeiro sofrido pelas pessoas afetadas pelo ocorrido na regiãoA Caixa Econômica Federal anunciou algumas medidas para atender às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, dentre elas está a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Com isso, a intenção é aliviar o impacto financeiro sofrido pelas pessoas afetadas pelo ocorrido na região.
Saque calamidade do FGTS
A modalidade saque calamidade é uma medida emergencial que permite aos residentes das áreas afetadas e que estejam em estado de calamidade pública ou emergência saquem seus recursos do FGTS.
Vale ressaltar que apenas os municípios reconhecidos por uma portaria do governo federal terão seus moradores autorizados ao saque. Assim, as prefeituras precisam fornecer as declarações das áreas mais prejudicadas.
O saque para os afetados será efetuado pelo celular, através do aplicativo do FGTS, eliminando o procedimento de ir até uma agência, facilitando a acesso ao recurso de forma mais rápida e menos burocrática.
Além do saque do FGTS, a Caixa também está oferecendo suporte na área de habitação. As pessoas que tem contrato de financiamento habitacional podem pedir um congelamento de até três meses de suas obrigações financeiras.
Além de permitir aos inadimplentes a incorporação de prestações atrasadas ao saldo devedor e uma possibilidade de regularização de dívidas dessa maneira.
Impactos na região
Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul desde o início da semana resultaram em um cenário trágico. Até o momento foram confirmadas 39 mortes e 68 pessoas seguem desaparecidas. A estimativa é de que mais de 350 mil pessoas foram afetadas diretamente pelas chuvas.
O episódio marca uma das piores catástrofes naturais do estado. São 265 municípios atingidos, o que representa mais da metade do território do Rio Grande do Sul.
Como resposta a isso, a Caixa Econômica Federal ofereceu a liberação do FGTS, a fim de diminuir os impactos financeiros para os moradores da região
Confira os benefícios:
- Ajuda emergencial: Liberação do FGTS e suporte no financiamento habitacional
- Aplicativo FGTS: Através do celular, para facilidade e rapidez no processo de saque sem necessidade de ir às agências