Caixa libera saque calamidade para o RS

Com essa liberação, a ideia é fornecer um suporte financeiro urgente para os trabalhadores dos municípios

O governo federal, através da Caixa Econômica Federal, anunciou a liberação do saque calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A medida é em resposta aos desastres naturais que atingiram o Rio Grande do Sul, a fim de amenizar e socorrer financeiramente as famílias atingidas.

Com essa liberação, a ideia é fornecer um suporte financeiro urgente para os trabalhadores dos municípios.

O saque-calamidade é uma modalidade emergencial, permitida apenas para os trabalhadores dos locais em calamidade pública, que poderão acessar até R$ 6.220,00 de seus fundos, de contas ativas ou inativas, de acordo com a disponibilidade de saldo.

Vale ressaltar que para o saque ser autorizado é necessário que a Defesa Civil do município reconheça oficialmente o estado de calamidade pública.

Cidades como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Arroio do Meio e até mesmo a capital, Porto Alegre são algumas que estão com autorização para os trabalhadores sacarem seus benefícios.

Destaques sobre *** por e-mail

Em circunstâncias normais, se faz necessário esperar 12 meses para um novo saque em caso de outras calamidades, mas um novo decreto, o Decreto n.º 12.016, de 7 de maio de 2024, vem para flexibilizar essa regra.

O documento foi publicado após às chuvas de maio deste ano e permite que os afetados acessem o FGTS com mais agilidade, reduzindo o prazo normal de um ano.

A Portaria n.º 1.354 do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu todo o estado do Rio Grande do Sul como em situação de calamidade pública.

Com isso, um número maior de cidades poderá solicitar o reconhecimento de calamidade pública e habilitar seus trabalhadores para sacar o FGTS. Até agora são as cidades citadas e mais outras 16 que se beneficiaram e terão disponíveis os pagamentos para sua população.

Confira como solicitar o Saque Calamidade via Aplicativo FGTS

  • Passo 1: Instale e acesse o aplicativo FGTS no seu dispositivo móvel
  • Passo 2: Escolha a opção “Solicitar saque” e digite o nome do seu município
  • Passo 3: Siga as instruções para apresentação dos documentos necessários, como identidade e comprovante de residência

Vale ressaltar que através do acesso digital espera-se que ajude a garantir que o auxílio chegue com mais rapidez aos trabalhadores que estão com a necessidade do saque, para que possam ter um alivio financeiro imediato.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis