Como eu posso consultar o saldo do meu FGTS?

FGTS é um direito de todos trabalhadores sob regime CLT. Veja as opções de consulta
- Anúncios -

Todo trabalhador que tem carteira assinada recebe um desconto do seu salário mensalmente. Isso porque é uma obrigação do empregador depositar um valor de 8% do salário todos os meses. Esse depósito é referente ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Por isso, ter acesso ao aplicativo ou site pode facilitar a vida e dar mais segurança na hora de saber se seu direito está sendo respeitado pela empresa.  Além da consulta do saldo, o trabalhador ainda consegue ter acesso ao extrato de todas as suas contas anteriores e ver disponibilidade de outras modalidades de saque do FGTS.

- Anúncios -

No texto a seguir conheça mais detalhes importantes para acompanhar o seu Fundo de Garantia e como consultar os depósitos do seu benefício.

O que é o extrato do FGTS?

É por meio do extrato do FGTS que o trabalhador consegue acompanhar o saldo e o histórico de depósitos do FGTS. O documento lista todos os depósitos feitos no tempo em que o cidadão trabalhou em determinada empresa, acrescidos de atualização monetária e juros.

Destaques sobre *** por e-mail

Como consultar o saldo do FGTS?

É importante que o trabalhador verifique sempre se o seu FGTS está sendo depositado regularmente pelo empregador. Essa consulta pode ser realizada de diversas formas. Vamos explicar a seguir:

Consultar por telefone

Pelo telefone 0800 726 0207 é possível consultar o saldo do FGTS, informando sua data de nascimento e seu número do NIS.

Consultar por mensagem de texto

A Caixa disponibiliza o serviço totalmente gratuito de mensagem de texto para o celular e quando houver uma movimentação de depósitos em sua conta você será notificado.

Consultar através do CPF

Acaso, se o trabalhador está sem o seu número NIS em mãos, basta fazer login nas plataforma do FGTS, digitar o seu CPF e senha para verificar o saldo. Também é possível ligar para a central de atendimento e se identificar com o número do CPF.

Consultar pelo aplicativo

Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o aplicativo e faça login (caso ainda possua o cadastro, selecione a opção para novo cadastro, informe seu PIS/NIS e escolha uma senha);
  2. A tela inicial abrirá e você deve clicar na aba “MEU FGTS”;
  3. O nome da empresa aparecerá e você pode clicar em “Ver extrato”.
  4. Após isso, para baixar o arquivo em formato PDF, clique em “Gerar extrato PDF”.

Quais situações que permitem o saque total do FGTS?

A legislação permite o saque do valor total nas seguintes ocasiões:

  • Demissão sem justa causa;
  • Término do contrato;
  • Rescisão por falência;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Aposentadoria ou ter mais de 70 anos;
  • Situação de emergência ou estado de calamidade pública;
  • Doenças graves ou estado terminal;
  • Três anos desempregado;
  • Aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.
- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis