Como evitar cair na armadilha do golpe do FGTS?
Bandidos enviam mensagens com link falso e roubam seus dados. Saiba evitar.Os bandidos não dão trégua. Tem sempre alguém querendo levar vantagem e aplicar golpes para tirar o seu dinheiro suado. Desta vez o alvo é o valor do FGTS extraordinário que os trabalhadores podem sacar pelo aplicativo Caixa Tem.
O saque extraordinário, que começou no mês de maio, permite sacar até R$ 1 mil do FGTS. Para realizar o golpe, criminosos têm invadido o aplicativo da Caixa. Mas como eles fazem essa invasão.
O método é jogar uma “isca” para a vítima. Golpistas costumam enviar mensagens falsas por SMS informando que a senha do aplicativo expirou e disponibilizando um link que leva a um website falso semelhante ao do banco.
Ao digitar a senha no referido site falso, a vítima fornece aos criminosos o login e a senha do seu aplicativo. De posse dessas informações, eles retiram o dinheiro do seu fundo de garantia. Quando a vítima percebe, já é tarde.
Como fazer para se livrar desta armadilha
Não tem mistério. As recomendações são as mesmas para os outros golpes. A pessoa não deve clicar em links recebidos via WhatsApp ou SMS, por mais que pareçam verdadeiros.
Em caso de dúvidas, o usuário pode acessar o aplicativo diretamente pelo telefone, sem clicar em nenhum link. Outra recomendação importante é evitar receber ajuda de terceiros e recorrer aos funcionários do banco nos horários em que a agência estiver aberta.
Outra dica importante é, para quem ainda não tiver feito o cadastro no Caixa Tem, realizá-lo o mais rápido possível. Durante o golpe, muitos dos bandidos utilizam e-mails e telefones de terceiros para finalizar o cadastro.
Outra forma de se proteger é, sempre que o dinheiro cair na conta do Caixa Tem, transferi-lo de imediato para outra conta.
Por fim a Caixa Econômica mais uma vez alerta que não envia nenhuma mensagem por e-mail, whatsapp ou SMS. Portanto, caso chegue alguma comunicação por essas vias até você, delete e não clique em nada. Trata-se da má fé de bandidos que querem se apossar do seu dinheiro.