Consignado do FGTS: Veja por que novo empréstimo está chamando atenção
Milhões de trabalhadores de todas as regiões do país já fizeram a simulação do empréstimo que leva como garantia o FGTS do trabalhadorRecentemente, o governo federal anunciou uma nova modalidade de crédito consignado. A ideia, desta vez, é que o empréstimo seja voltado aos trabalhadores da iniciativa privada, além dos empregados rurais, domésticos e trabalhadores que atuam como microempreendedores individuais (MEIs).
O objetivo da medida, segundo o governo federal, é tornar os empréstimos mais acessíveis, além de estimular a economia do país em um momento de alta da inflação.
A nova linha de crédito
Mas afinal de contas, quais são as grandes diferenças dessa nova linha de crédito? O sistema do “Crédito do Trabalhador” permite a utilização de parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia.
Os trabalhadores poderão:
- Usar até 10% do saldo do FGTS como garantia do empréstimo;
- Utilizar 100% da multa rescisória em caso de demissão sem justa causa (40% do saldo do FGTS).
A partir desta segurança, a expectativa é de que as instituições financeiras indiquem juros mais baixos.
Mas quem pode aderir ao consignado
De acordo com as informações do próprio governo federal, o novo crédito consignado do FGTS estará disponível para os trabalhadores formais da iniciativa privada. A lista inclui:
- Empregados do setor privado com carteira assinada;
- Trabalhadores domésticos;
- Trabalhadores rurais;
- Empregados de MEIs.
Nas contas do Ministério da Fazenda, atualmente o país conta com cerca de 47 milhões de brasileiros que poderiam ter acesso ao programa. Estamos falando de pessoas que poderiam solicitar o consignado do FGTS.
Como solicitar o crédito
Considerando que você esteja entre as pessoas aptas a solicitar o consignado do FGTS, saiba que o sistema de solicitação pode ser feito de maneira remota, ou seja, sem a necessidade de sair de casa.
Veja como funciona o procedimento:
- Solicitação via Carteira de Trabalho Digital: Os trabalhadores poderão pedir o crédito por meio do aplicativo da CTPS Digital.
- Análise das ofertas: Em até 24 horas, receberão propostas de mais de 80 instituições financeiras cadastradas.
- Escolha da melhor condição: O trabalhador poderá comparar as taxas e escolher a opção mais vantajosa.
- Desconto direto na folha: O empregador será responsável por descontar a parcela do salário e repassá-la à Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento aos bancos.
Datas do consignado
O governo federal indicou que o novo sistema de operação entrou em vigor no dia 21 de março, ou seja, já está disponível para os trabalhadores brasileiros.
Aqueles que já possuem consignado ativo também já podem migrar para a nova linha a partir do dia 25 de abril. Já a portabilidade entre diferentes bancos estará disponível a partir do dia 6 de junho.