FGTS: novo golpe assusta trabalhadores. Veja como se proteger

Em novo golpe, quadrilhas estão prometendo desbloquear o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Veja como se proteger na internet

Já está circulando pelas redes sociais um novo golpe que tem como objetivo enganar milhares de trabalhadores em todo o país. Segundo as informações da polícia, a quadrilha oferece ao cidadão a opção de desbloquear o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Trata-se de uma fraude.

“O prazo para fazer o saque do FGTS acaba na semana que vem”; “R$ 8 bilhões dando sopa no banco”; “42 milhões de pessoas, é muita gente, vão ter nos próximos dias o direito de fazer um saque do FGTS. Pois, é, vai ter dinheiro na praça”; “Gente, trabalhadores de todo o Brasil vão poder fazer o saque do FGTS a partir de amanhã”.

Na prática, o link gerado pelo sistema serve apenas para que o cidadão forneça dados pessoais importantes. Além disso, a quadrilha também consegue um dinheiro extra da vítima, já que eles afirmam que seria necessário realizar a compra de um aplicativo para poder sacar a suposta quantia do FGTS.

O que diz a Caixa

Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal, banco responsável pelos pagamentos do Fundo de Garantia, afirmou que não entra em contato com os cidadãos para oferecer um saque do FGTS. A instituição disse ainda que os contatos do cidadão precisam ser feitos sempre apenas através dos canais oficiais da instituição.

Destaques sobre *** por e-mail

“As modalidades de saque do FGTS estão previstas na Lei nº 8.036/90, e as principais são demissão sem justa causa, saque-aniversário, aposentadoria, falecimento do trabalhador, moradia própria, doenças graves e desastre natural, dentre outras”, diz a Caixa.

“Não há possibilidade legal de o trabalhador realizar o saque dos juros da sua conta vinculada no FGTS”, disse Mariza Machado, especialista trabalhista da IOB.

“A Lei nº 8.036/1990, que rege o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, só permite o saque do saldo da conta vinculada no FGTS nas situações elencadas no seu artigo 20, entre as quais não se encontra a possibilidade de saque de juros”, completou ela.

O FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança que pertence ao trabalhador, mas que só pode ser sacada em algumas situações específicas, como estas que foram listadas na nota da Caixa Econômica Federal.

Caso o cidadão já tenha sido vítima de um golpe desta natureza, é importante entrar em contato com a Polícia Federal e também com a Caixa Econômica Federal. Quanto mais informações são repassadas, mais chances as forças de segurança terão de desmantelar a atuação destas quadrilhas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis