FGTS: Saiba como consultar o saldo
Com as mudanças em 2020, surgiram duas novas possibilidades que tornaram mais simples o acesso a esses recursosO Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) representa um direito assegurado aos trabalhadores que têm carteira assinada.
Eventualmente, é possível acessar o saldo do FGTS, total ou parcialmente, conforme a situação – como na aquisição de um imóvel, na demissão sem justa causa, em casos de certas enfermidades, e, neste ano especificamente, devido à distribuição de lucros do fundo, que aconteceu em julho.
Até o ano de 2019, o saque-rescisão era a maneira predominante de acessar o saldo do FGTS. Nessa modalidade, o trabalhador tinha direito a retirar a totalidade do valor depositado na conta do fundo, além da multa devida pelo empregador.
Com as mudanças em 2020, surgiram duas novas possibilidades que tornaram mais simples o acesso a esses recursos: o saque-aniversário e a sua antecipação.
Ao invés de ter acesso a todo o montante na ocasião da demissão, o trabalhador agora pode retirar uma quantia uma vez por ano, no mês de seu aniversário, além de ter a opção de antecipar esse saque, que será compensado com depósitos futuros no fundo, funcionando como um empréstimo.
Em qualquer uma das modalidades, o valor que pode ser sacado é determinado pelo total depositado nas contas do FGTS.
Saldo do FGTS
Uma das maneiras mais práticas de consultar o saldo do fundo é através do aplicativo FGTS, que está disponível para dispositivos iOS e Android.
Após o download do aplicativo, será necessário fornecer algumas informações pessoais, como:
– CPF
– nome completo
– data de nascimento
– telefone celular
– CEP
– e-mail
Por fim, o sistema solicitará a criação de uma senha numérica com seis dígitos para concluir o cadastro.
Ao acessar o aplicativo, o saldo total do fundo é exibido imediatamente no topo da tela inicial, à esquerda.
Ainda na tela principal, logo abaixo das contas do FGTS, há outras opções de serviços.
Para quem possui conta na Caixa, é possível fazer a consulta através do site ou do aplicativo do banco. Uma vez conectado à conta, basta selecionar “Serviços ao Cidadão”, depois “FGTS” e, em seguida, “Extrato FGTS”.
Será preciso informar também o número do PIS e, depois, escolher a opção “Extrato Completo”.
Além disso, o saldo do fundo pode ser consultado pelo atendimento da Caixa ao Cidadão, através do telefone 0800 726 0207. Essa central oferece informações não apenas sobre o FGTS, mas também sobre diversos benefícios e programas sociais, como Bolsa Família, Auxílio Gás, Seguro Desemprego, INSS, entre outros.