FGTS: saiba quando o saque-aniversário pode chegar ao fim

Em entrevista, Ministro do Trabalho deu um prazo para começar a discutir o cancelamento do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

O saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode chegar ao fim este ano. Diante desta informação, muita gente que aderiu ao esquema correu para os bancos para retirar todo o dinheiro antes do fim da modalidade. Contudo, não é preciso ter pressa.

Em entrevista na última semana, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT) explicou a situação e disse que o tema ainda deverá começar a ser discutido. Segundo ele, a reunião para decidir se o saque-aniversário será mantido ou não será feita pelo Conselho Curador do FGTS apenas a partir do mês de março.

Até lá, todo o processo segue normalmente. Assim, as pessoas que ainda querem solicitar a entrada no saque-aniversário, podem optar por este caminho normalmente. Ao menos nestes primeiros dois meses do ano, a tendência é que o sistema siga normalizado.

Apenas para os “novatos”

Além disso, o Ministro também disse nesta mesma entrevista que o cancelamento do saque-aniversário do FGTS só deverá valer para os novos pedidos. Desta forma, as pessoas que já solicitaram esta modalidade, seguirão recebendo o benefício desta maneira independente da decisão do Conselho Curador em março deste ano.

Destaques sobre *** por e-mail

“Eu disse para o presidente da Febraban (Federação Nacional dos Bancos): ‘não se preocupe. Ninguém vai fazer de forma irresponsável (o cancelamento do saque-aniversário)’. Se um trabalhador fez a adesão, ninguém vai interromper esse contrato. Nós vamos respeitar esse contrato”, disse o Ministro na entrevista.

“Agora, nós vamos sim caminhar para acabar com o saque-aniversário daqui para frente. A primeira reunião do Conselho Curador do FGTS deste ano acontece em março. Eles irão analisar esta questão, eu vou pautar esta questão para ser analisada.”

“Quando se cria o saque-aniversário, você cria dois problemas importantes. Primeiro que você enfraquece o fundo, e segundo que ele cria uma punição ao trabalhador, que no momento da adesão ele não presta atenção”, disse o Ministro.

Saque-aniversário do FGTS

O FGTS é uma espécie de fundo que pertence ao trabalhador, mas que só pode ser usado em momentos específicos, como em uma demissão sem justa causa, por exemplo. O saque-aniversário é mais uma oportunidade que o empregado tem de retirar o saldo no mês do seu nascimento, ou nos dois meses seguintes.

Contudo, ao fazer esta opção o empregado não tem mais a oportunidade de sacar o seu dinheiro no caso de uma demissão sem justa causa. Este é o grande motivo da crítica por parte do Ministro do Trabalho.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis