Lucro do FGTS com data para ser liberado. Você tem direito? Saiba aqui!
Quem tem conta ativa do FGTS poderá ter direito ao lucro. Entenda.Após o saque do FGTS extraordinário liberado pelo governo, o trabalhador ainda terá mais uma oportunidade de saque este ano.
Até o final de agosto será liberado o lucro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) aos trabalhadores. Mas o que seria este lucro? Vamos explicar.
O que é o lucro do FGTS?
O negócio é o seguinte. Os trabalhadores com contas ativas no FGTS têm direito ao lucro da aplicação de seus valores.
O dinheiro aplicado no Fundo é usado pelo governo em aplicações como projetos públicos para obras em habitação, saneamento básico e infraestrutura. Cerca de 95% do que rende destas aplicações é devolvido para as contas dos beneficiários.
A lei exige que os trabalhadores tenham acesso a esses valores até o dia 31 de agosto. No entanto, o conselho curador do FGTS ainda não divulgou o montante que será disponibilizado nas contas vinculadas dos trabalhadores. Em 2021, foram mais de R$ 8,1 bilhão dos lucros de 2020.
A correção monetária tem como objetivo compensar o saldo do FGTS que não foi usado pelos trabalhadores e sim pelo Governo Federal.
O motivo para isso acontecer está no fato de que enquanto o trabalhador não resgata o seu saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é permitido ao governo utilizar o mesmo para financiar obras para habitação, infraestrutura e saneamento básico.
Receberá o lucro do FGTS todo o trabalhador que possuía saldo nas contas do FGTS no dia 31 de dezembro de 2021. Ele receberá o lucro devido à correção monetária.
Mesmo que o trabalhador tenha realizado saque parcial ou integral do Fundo em 2022, também terão direito aos repasses do lucro do FGTS devido a correção que diz respeito ao saldo no último dia do ano passado.
Esses repasses deverão ser feitos aos trabalhadores, no máximo até o dia 31 de agosto de 2022.
Qual seria o valor do lucro do FGTS?
O valor exato ainda não foi divulgado. A definição dos valores a serem repassados para o trabalhador ocorre em reuniões entre os representantes do Conselho Curador do FGTS.
O Conselho Curador do FGTS conta com representantes do governo, das empresas e dos trabalhadores e é o conselho responsável por regulamentar as regras de repasse do lucro do FGTS.
A instância máxima de gestão e administração do FGTS é o Conselho Curador do FGTS. O Conselho é um órgão colegiado tripartite, presidido pelo Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, composto por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do Governo Federal, conforme estabelecido pelo art. 3º da Lei 8.036, de 1990.
A definição de quanto será liberado e qual porcentagem será distribuída aos trabalhadores deve ser definida em breve, tendo em vista que o CCFGTS tem até agosto para definir os valores e consequentemente liberar o pagamento aos trabalhadores. Vamos aguardar!