Lucro do FGTS: Veja se você receberá este ano!

Trabalhador com saldo no FGTS tem direito. Entenda
- Anúncios -

Todo o ano, o governo libera os lucros do FGTS, também em 2023 isso vai acontecer. A Caixa Econômica Federal será a responsável por fazer o depósito desse lucro aos trabalhadores.

Muitos trabalhadores que têm saldo no FGTS, não sabem que têm direito ao valor. Então continue lendo o texto para você saber se tem direito aos lucros do FGTS. 

- Anúncios -

No ano passado, a Caixa Econômica Federal disponibilizou cerca de R$ 13 bilhões do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores. Isso representa 99% de todo o lucro obtido.

O lucro em questão é referente à correção monetária aplicada em todo o saldo do FGTS  acumulados em 2021. Para você entender melhor: enquanto o trabalhador não retira o dinheiro do fundo, o governo federal utiliza os valores para financiar projetos de infraestrutura e saneamento básico.

É como se o trabalhador esteja concedendo um “empréstimo” ao governo. Desta forma, o governo realiza uma correção monetária que funciona como uma espécie de um pagamento de juros por ter utilizado os recursos.

Destaques sobre *** por e-mail

Quando o lucro do FGTS será pago em 2023?

O lucro do FGTS virou assunto normal na vida dos trabalhadores que já ficam atentos quando acontecem os repasses que ocorrem todos os anos.

Em 2017, por meio da Lei nº 13.446, surgiu o repasse da correção monetária para os trabalhadores no mês de agosto. Nesta época, ficou decidido que os beneficiários receberiam 50% dos lucros obtidos, mas hoje o Conselho Curador do FGTS é o órgão responsável pela avaliação e definição do percentual exato a ser direcionado aos trabalhadores.

Sendo assim, o repasse é realizado automaticamente na conta de cada empregado com carteira assinada, sem precisar que ele faça uma solicitação e vem especificado como “Cred.Dist.resultado ano-base 12/2023”.

Quem terá direito ao lucro do FGTS?

Para que você tenha direito ao lucro é preciso que tenha saldo nas contas do FGTS no dia 31 de dezembro de 2022. O lucro será liberado em 2023, mesmo para o trabalhador que tenha sacado todos os valores do Fundo de Garantia.

Quanto maior o saldo do trabalhador, mais ele tem direito a valores mais altos do lucro do FGTS.

Qual o valor do lucro do FGTS em 2023?

Por enquanto não é possível precisar qual será o lucro distribuído em 2023. Isso porque a correção monetária ainda não teve sua aplicação e será de responsabilidade do Conselho Curador do FGTS determinar quanto do lucro terá repasse aos trabalhadores após a apuração.

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis