Moradores atingidos pelas chuvas no RS podem antecipar benefícios

Valores do INSS de junho poderão ser recebidos em maio
- Anúncio -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai antecipar o pagamento dos benefícios previdenciários de junho para maio, inclusive os de prestação continuada, para quem reside nos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pela enchente. 

O objetivo é ajudar os beneficiários que estejam em dificuldades financeiras por causa da situação de calamidade pública instaurada nos últimos dias.

A determinação consta na portaria conjunta INSS/MPS Nº 46, de 3 de maio de 2024, assinada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Com isso, os pagamentos que seriam em 24 de junho serão pagos juntamente com os de maio. O calendário de pagamentos vai de 24 de maio a 7 de junho.

Assim como foi feito em setembro passado, quando a região Sul foi fortemente castigada por ciclone seguido de chuva, a Previdência Social antecipará o valor de uma renda mensal a beneficiários que recebem ou residem na região, contanto que solicitem o adiantamento no banco onde recebem o benefício mediante assinatura de termo de opção.

A medida vale para os segurados que recebem benefícios previdenciários ou assistenciais de prestação continuada. Não terão direito ao adiantamento os segurados que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

Outros benefícios

Moradores que estão nas cidades onde se decretou calamidade também terão ações de apoio. Trabalhadores destas cidades poderão realizar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por causa da situação de calamidade.

Técnicos da Caixa Econômica, que atuam por exemplo na área de habitação, serão enviados para prestar apoio técnico às prefeituras e auxiliá-las em um plano para ajudar a população. A ideia é que eles também ofereçam apoio para que os trabalhadores consigam acessar o saque calamidade do FGTS.

A Caixa informou ainda que há a possibilidade de pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas. Isso tem que ser solicitado pelo cliente.

Calendário de maio INSS

Final do benefício Dia do pagamento
1                                          24/5
2                                          27/5
3                                          28/5
4                                          29/5
5                                          31/5
6                                          3/6
7                                          4/6
8                                          5/6
9                                          6/6
0                                          7/6

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis