Não sacou dinheiro do seu FGTS extraordinário? Ainda dá tempo!
Calendário oficial terminou no dia 15 de junho. Mas ainda é possível sacarEntre os dias 20 de abril e 15 de junho, a Caixa Econômica Federal liberou pagamentos nos valores de até R$ 1 mil relativos ao saque extraordinário do FGTS. O saque tem como objetivo diminuir o comprometimento de renda e o endividamento das famílias por conta da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 e pela inflação.
Todos os trabalhadores que têm contas do Fundo de Garantia com saldo disponível tiveram direito ao saque, podendo levantar inclusive quantias paradas em contas inativas. Segundo dados do Governo, 42 milhões de brasileiros tiveram acesso ao saque.
A grande maioria dos brasileiros recebeu o valor de forma automática na poupança digital, mas aqueles que tinham cadastros incorretos tiveram que alterar os dados e solicitar a liberação dos recursos.
Nova chance de saque
Conforme foi falado no início do texto, o calendário terminou no dia 15 de junho. Mas quem não conferiu os valores disponíveis e não recebeu o dinheiro como fica? Calma! Todos os grupos terão uma nova chance de fazer o saque.
Os trabalhadores que não retiraram o valor disponível dentro do prazo originalmente estipulado, podem fazer o saque-extraordinário até o dia 15 de dezembro deste ano, independente do mês de nascimento e da data original.
Por outro lado, aqueles que não queiram fazer o uso desse valor, podem simplesmente deixar a quantia sem movimentação na conta. O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.
Portanto, todo mundo ainda tem chance de obter o saque-extraordinário de até R$ 1 mil (dependendo do saldo na conta do FGTS). Prazo final, repetindo, é dia 15 de dezembro de 2022.
O dinheiro fica disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador pelo aplicativo Caixa Tem. Foi criada uma poupança social digital na Caixa para os trabalhadores que não possuem conta bancária na instituição. Portanto, dê uma olhada no saldo do seu FGTS e confira se não foi feito um depósito extra.