Saques do FGTS precisam ser declarados no IR 2024? Confira!

Todo cuidado na hora de preencher para não cair na malha fina

Aberta a temporada de entregas das declarações do IR e segue até o dia 31 de maio. As dúvidas dos contribuintes são muitas na hora do preenchimento. O medo de cair na malha fina pelo cruzamento de dados é grande.

Portanto vamos explicar como declarar FGTS. Afinal, uma das informações que devem constar na declaração do IRPF é sobre os valores que foram retirados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Ainda que isento de tributação, os saques do fundo devem ser informados à Receita Federal em dois momentos: quando houver saque superior a R$ 40 mil ou se o contribuinte estiver incluído nos requisitos para declaração do IRPF.

O FGTS é isento do imposto, mas compõe a somatória dos rendimentos isentos e não tributáveis superiores a R$ 40 mil. Todos os saques do fundo de garantia devem constar no IRPF para justificar a variação patrimonial, já que o saque pode ser usado para comprar uma casa, por exemplo, modificando o patrimônio do contribuinte.

 Além disso, trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário ou fizeram qualquer tipo de saque também devem informar no preenchimento. Por isso vamos te explicar a seguir como fazer.

Destaques sobre *** por e-mail

Declarar o saque do FGTS no IR 2024

O valor precisa informar na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Confira o passo a passo:

  • Localize a ficha no menu esquerdo do programa de preenchimento da declaração do IR 2024. Depois, clique em “Novo”. Nesta janela, escolha o “Tipo do Rendimento” pelo código 04 (Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS);
  • Em seguida, é preciso escolher o “beneficiário”, que pode ser o “titular”, se a conta do FGTS for sua, ou “dependente”, se o saque foi feito do FGTS de um de seus dependentes. Será preciso ainda informar o CNPJ e o nome da fonte pagadora. No caso do FGTS, a fonte é a Caixa Econômica Federal (CNPJ 00.360.305/0001-04). Informe o valor total do saque em 2023. Conclua o preenchimento da ficha clicando em “OK”.

Como consultar o extrato do FGTS?

Para consultar o valor sacado do Fundo, a Caixa Econômica Federal disponibiliza o extrato pelo site. Para acessar, informe o número do NIS e clique em “cadastrar senha”, ler o regulamento e aceitar. 

Logo após, é necessário preencher todos os campos com os dados pessoais, incluindo o número do título de eleitor. Criar uma senha com até oito dígitos e então ter acesso aos valores.

A CEF também possibilita fazer essa consulta pelo aplicativo do FGTS que está disponível para download gratuito em celulares de qualquer sistema operacional: Android, iOs e Windows. Também é preciso informar o número do PIS, Pasep ou NIT e ter uma senha cadastrada.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis