Veja como usar o novo FGTS Digital
Plataforma agiliza a liberação de serviços e direitos do trabalhadorO FGTS Digital veio para facilitar a rotina do Departamento Pessoal das empresas. No mercado de trabalho, aliás, esse é um dos assuntos mais comentados nos últimos tempos.
A sua implementação já está em funcionamento em 2024. A plataforma é totalmente integrada e permite depósitos por meio de Pix, além da elaboração de procurações e emissão de guias.
Segundo Luiz Marinho, ministro do Trabalho, isso faz com que os empresários poupem cerca de 36 horas mensais em tempo gasto com o recolhimento de valores e reduzirá R$ 144 milhões em faturas.
Para ter acesso à ferramenta, é necessário possuir uma conta de nível prata ou ouro no site Gov.br. Conforme as estimativas do poder público, quase 4,5 milhões de empreendedores e 50 milhões de trabalhadores são impactados com a medida, de acordo com o Serpro.
Como utilizar o FGTS Digital
Para conseguir acessar o sistema, é preciso ter uma conta Gov.br nos níveis citados no texto acima (ouro ou prata), além de acessar a página do Ministério do Trabalho e pressionar a opção “Acesse” na tela inicial. Vejamos então o passo a passo:
- Abra o navegador e acesse o site do FGTS Digital.
- Digite seu CPF e senha previamente cadastrada noGov.br.
- Após isso, haverá direcionamento para o painel da webpage.
Ao efetuar o acesso pela primeira vez, o cidadão será direcionado a uma sessão chamada “Dados do Empregador“, um local onde será necessário fornecer algumas informações cadastrais para que os demais módulos possam ser visitados.
Lembrando que todos os MEIs (Microempreendedores Individuais), empresas e empregadores de trabalhadores domésticos precisam utilizar o FGTS Digital e efetuar os pagamentos do programa ali.
Quando um patrão fornecer os detalhes da folha de pagamento e elementos contratuais no eSocial, terá acesso a um ecossistema completamente integrado que gerará guias personalizadas, além da possibilidade de solicitar parcelamentos e estornos.
Procuração pelo FGTS Digital
Agora, para elaborar uma procuração por essa plataforma é bastante simples. Esse documento permite que alguém conceda poderes e funções para que outro indivíduo cumpra obrigações legais em seu nome. Dessa forma, um empregador poderá permitir que seu contador pague as cifras do FGTS por ele, por exemplo.
Assim, é só clicar na alternativa “Procurações” quando estiver acessando a modalidade ou no SPE (Sistema de Procuração Eletrônica) e seguir as instruções a seguir. Confira:
- Acesse a página de procurações pela plataforma do FGTS Digital ou SPE;
- Em seguida, aperte no botão de criar uma nova procuração;
- Preencha as informações do “Outorgante” (o empregador);
- Preencha os dados do “Outorgado” (aquele que fará a procuração);
- Em seguida, preencha o período de validade da procuração;
- Assine o documento digital.