Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter uma boa notícia em breve. A notícia pode ter relação com a antecipação dos pagamentos do 13º salário para boa parte dos segurados em 2025.
Pela primeira vez no ano, um membro do governo federal afirmou em entrevista que é muito provável que a antecipação dos pagamentos realmente aconteça. Caso se confirme, o saldo seria liberado já no primeiro semestre.
Quando o 13º salário do INSS pode cair na conta?
O 13º dos segurados do INSS costuma ser pago no segundo semestre, mais precisamente no final do ano. Contudo, o governo estuda liberar os valores já no primeiro semestre.
De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, a discussão atual gira em torno de duas possibilidades:
- Pagamentos em abril e maio: primeira parcela entre 24 de abril e 8 de maio e segunda parcela entre 26 de maio e 6 de junho.
- Pagamentos em maio e junho: primeira parcela entre 26 de maio e 6 de junho e segunda parcela entre 24 de junho e 7 de julho.
A definição oficial ainda depende de um decreto presidencial para formalizar a decisão. Portanto, ainda é necessário esperar mais um pouco.
O que muda para o governo federal?
Em regra geral, uma possível antecipação não representaria uma nova despesa para o governo, já que o pagamento está previsto no orçamento anual.
O objetivo principal da medida é injetar dinheiro na economia e aliviar o bolso dos beneficiários, muitos dos quais dependem desse extra para pagar contas e fazer compras essenciais.
Mesmo por isso, vários aposentados e pensionistas do INSS estão ansiosos por uma decisão do presidente Lula neste sentido.
Antecipação não seria uma novidade
A antecipação do 13º do INSS começou a se tornar frequente durante governos petistas, sendo feita por decreto presidencial. No governo de Jair Bolsonaro (PL), a prática também foi mantida, mas via Medida Provisória (MP).
Durante a pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021, os pagamentos foram antecipados para amenizar os impactos econômicos.
Em 2022, ano eleitoral, o governo federal repetiu a estratégia. Sob Lula, a medida foi adotada em 2023 e em 2024. Agora, a expectativa é de que a prática seja mantida também em 2025.
Quem recebe o 13º salário do INSS primeiro?
Em caso de confirmação de antecipação, como se espera, as datas dos pagamentos do 13º salário seguiriam o mesmo calendário dos repasses regulares. As liberações seriam feitas de forma automática, sempre considerando que:
- Quem recebe até um salário mínimo receberia o 13º salário do INSS primeiro;
- Depois, são depositados os valores para aqueles que ganham acima do mínimo até o teto do INSS.